terça-feira, fevereiro 10, 2015

Mulheres dão à luz em frente a hospital na Bahia

Entrada do Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista (BA), onde três mulheres entraram em trabalho de parto sem ajuda médicaA ausência de médico obstetra no plantão do Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista (BA), fez com que três mulheres tivessem seus bebês na recepção
da unidade hospitalar, que é referência em maternidade no Estado. O fato ocorreu neste domingo (8) e um dos bebês faleceu. As causas da morte ainda estão sendo investigadas, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde. Ao contrário dos familiares da criança morta, a prefeitura afirma que o bebê "já se encontrava morto há pelo menos um dia [dentro da barriga da mãe], conforme laudo médico". E garantiu que investigará "em separado, todas as situações". "É duro para uma mãe que carrega um filho por nove meses na barriga, saber que o filho morreu", disse Gisele dos Santos, tia do menino que foi a óbito.

A prefeitura confirmou que não havia médico obstetra de plantão na unidade, na manhã deste domingo. Segundo a administração municipal, "para normalização do atendimento às gestantes de alto-risco está buscando o preenchimento total das escalas de obstetrícia da unidade, por meio do remanejamento de profissionais da rede". No Ministério da Saúde, o Hospital Esaú Matos tem registrados dez obstetras.

Parentes de pacientes que estavam na unidade registraram em vídeo o momento de um dos partos, e nenhum médico aparece para fazer o atendimento. Um dos partos foi feito por uma cabeleireira. "O pessoal disse: 'está nascendo', e eu puxei [pelo pescoço], sabia mais ou menos como era", contou a cabeleireira Geisa Nascimento, a uma emissora de TV. Os bebês e as mães só foram levados para dentro do hospital após os partos, e, logo em seguida, descobriu-se que uma das crianças estava sem vida.

 Nesta segunda-feira, o atendimento na unidade estava aparentemente normal. Mães que aguardavam atendimento tiveram opiniões divididas sobre a ausência de médicos. Algumas informaram que sempre são atendidas, outras não. 

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!