terça-feira, fevereiro 10, 2015

Assembleias podem aprovar indicativo de greve de agentes de saúde em duas cidades potiguares

Trabalho de agentes pode paralisar em Caicó e ExtremozA fixação de indicativo de greve é um dos itens da pauta de duas assembleias campais deliberativas articuladas pelo Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do
Norte (Sindas/RN) por meio de Edital de Convocação do dia 22 de janeiro passado, assinado pelo presidente da entidade, Cosmo Mariz de Souza Medeiros.
A possibilidade de paralisação grevista será posta em deliberação na instância dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) dos municípios de Caicó, na região do Seridó, e Extremoz, localizado na Grande Natal, segundo a explicação constante no edital de convocação das duas assembleias.
Na cidade de Caicó, a assembleia campal deliberativa foi definida para o dia 11 de fevereiro, nesta quarta-feira, e no município de Extremoz no dia 12, quinta-feira, ambas a partir das 9h30, com a presença de dois terços dos sindicalizados ou não; em segunda convocação, às 10h, com a presença de um terço; e, em terceira e última convocação, às 10h30, com qualquer número de presentes.

Municípios têm pautas diversificadas

Representantes das duas categorias trabalham com pautas diversificadas. Em Caicó, os pontos de pauta são: votação da pauta que justifica o indicativo de greve, sendo composta dos seguintes pontos: falta de condições de trabalho; falta de fardamento completo na periodicidade necessária (calçados, calças, camisetas e chapéu de aba larga) para ACE e ACS; falta de material de trabalho; falta de bloqueadores solar corporal e labial FPS-50 na quantidade e periodicidade necessária.
Não realização de exames de saúde (dermatológico e oftalmológico para ACE e ACS e de sangue para os ACE); não cumprimento do Piso Nacional da categoria, de acordo com a Lei Federal nº 12.994/2014; e, não pagamento de auxílio-transporte. A votação do indicativo de greve foi marcada para o dia 23 de fevereiro.
Em Extremoz, os tópicos pautados são: votação da pauta que justifica o indicativo de greve, composta dos seguintes pontos: falta de condições de trabalho; falta de fardamento completo na periodicidade necessária (calçados, calças, camisetas e chapéu de aba larga) para ACE e ACS; falta de material de trabalho; falta de bloqueadores solar corporal e labial FPS-50 na quantidade e periodicidade necessária,
Não realização de exames de saúde (dermatológico e oftalmológico para ACE e ACS e de sangue para os ACE); não cumprimento do piso nacional da categoria, de acordo com a Lei Federal nº 12.994/2014; não pagamento do PMAQ; não pagamento de auxílio-transporte; não pagamento de auxílio-alimentação; não pagamento do terço de férias de acordo com a Constituição Federal; e, não repasse regular da contribuição previdenciária dos ACE e ACS. A votação do indicativo de greve está prevista para ser deflagrada dia 19 deste mês.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!