sábado, janeiro 17, 2015

Uern divulga resultado do último Processo Seletivo Vocacionado de sua história

Candidatos acompanharam na Reitoria a divulgação do resultado do PSVFoi com emoção que o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Pedro Fernandes, anunciou o resultado do último Processo Seletivo
Vocacionado (PSV), que em 2016 não será mais realizado, substituído integralmente pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos 7.188 candidatos que participaram das provas e concorreram às 1.045 vagas oferecidas, 931 serão convocados e as matrículas serão realizadas nos dias 30 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro.
Pedro Fernandes comemorou a divulgação do resultado do PSV e o sucesso do processo nos últimos anos. De acordo com ele, agora começa um novo momento da instituição, que deve receber uma série de benefícios provenientes do Governo Federal, já que vai aderir totalmente ao sistema Enem/SiSU.
"É um momento de emoção, e sensação de dever cumprido. Há alguns anos realizamos o PSV, que é um sistema que valoriza os conhecimentos específicos e as qualidades do aluno, mas sabemos que hoje, até mesmo pelas mudanças no panorama do mercado, é preciso que os candidatos entendam da multidisciplinaridade, algo que está muito presente no Enem. Agora a Uern passa a desfrutar deste modelo de seleção", comentou, lembrando que a capacidade de captação de recursos do Governo Federal pela instituição se ampliará a partir de 2016.
Os três primeiros colocados do PSV 2015 vieram do curso de medicina. O primeiro colocado foi Marconi Edson Maia Júnior de Araújo, que fez 3.415,00 pontos na disputa por uma vaga no 2º semestre do curso. O segundo colocado geral, Ugor Tomaz Fernandes, também pleiteava vaga em medicina no segundo semestre, e a terceira colocada, Juliane Marry de Araújo, buscava uma vaga no 1º semestre.
Durante a divulgação dos nomes dos primeiros colocados do processo seletivo, um erro de informação fez com que o nome do primeiro colocado, Marconi Edson, fosse apresentado como o segundo colocado. Através da reportagem do O Mossoroense, o candidato, que reside em Natal, foi informado da importante conquista.
"Eu nem sei nem o que dizer, já que desde a minha infância sonho em ser médico. Será um sonho a ser realizado. À priori eu achava que nem ia passar, portanto essa nota muito alta me deixa bastante feliz e surpreso", comentou Marconi Edson.
Uma das polêmicas que marcaram o último PSV da Uern se deu quanto a sua realização, já que primeiramente a Universidade anunciou que extinguiria o vestibular já em 2015, substituindo-o integralmente pelo resultado do Exame Nacional do Ensino Médico, integrado com o SiSU. A notícia revoltou muitos estudantes que se preparavam para a prova, inclusive a terceira colocada geral do processo, que comemorou o resultado final.
"Estou muito feliz com o resultado, eu não espera ser a primeira, mas fiz tudo que estava ao meu alcance para tirar a melhor nota possível. Em março, quando recebemos a notícia de que não haveria PSV, me juntei a uma série de amigos e resolvemos que iríamos lutar por este modelo de processo seletivo, agora tenho certeza de que a luta valeu muito a pena", narrou Juliane Marry.
O diretor da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), Egberto Mesquita, comentou que agora resta esperar pelas outras 60% das vagas da Uern, que serão destinadas ao sistema Enem/SiSU. Ele explicou que as inscrições no SiSU ocorrem entre os dias 19 e 22 de janeiro, e que os resultados serão divulgados no dia 26. 
As matrículas serão feitas nos dias 30 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro no Campus Central da Uern, concomitantemente com as matrículas do PSV, e o candidato só poderá escolher um dos processos seletivos.

Uern oferece pela primeira vez cursos na modalidade EAD

Das 1.045 vagas oferecidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para cursos de graduação, 180 foram oferecidas em regime de Ensino a Distância (EAD). É a primeira vez que a instituição de ensino abre vagas para este formato de graduação, que já era oferecido para pós-graduação.
As vagas ofertadas foram destinadas ao curso de Letras, que será ministrado nas cidades de Guamaré, São Gonçalo do Amarante e Caraúbas. Um dado que chamou a atenção da Comperve foi o baixo número de preenchimento das vagas, apenas 80, sendo que 114 ficarão sem estudantes no próximo semestre.
"Apesar de termos um número baixo de participantes nesta modalidade, sabemos que ainda é um novidade dentro da instituição, portanto tende a se tornar mais popular nos próximos anos. É um modelo de ensino que cresce cada vez mais, e que ocupa espaço no mercado", destacou Egberto Mesquita.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!