sábado, janeiro 17, 2015

Papa reduz programação em Tacloban por ameaça de tempestade tropical

Papa Francisco foi apelidado pelos filipinos de "Lolo Kiko" (Vovô Kiko)O papa Francisco, que está nas Filipinas e se deslocou neste sábado (17) até Tacloban, cidade arrasada pelo tufão Haiyan em novembro de 2013, terá que reduzir a programação de sua visita pela ameaça da tempestade
tropical Mekkhala, que se aproxima da costa leste do país com ventos de até 130 km/h.

O chefe da Polícia Nacional na Região Capitalina, Carmelo Valmoria, anunciou que o pontífice, que deixaria a cidade às 17h locais (7h de Brasília), partirá algumas horas antes, por volta das 13h (3h de Brasília), informou o canal de televisão local "ABS-CBN".

Além disso, a imprensa que viaja com o pontífice recebeu ordens para embarcar no avião papal às 11h45 locais (1h45 de Brasília).

Depois da missa oferecida esta manhã no aeroporto de Tacloban, que estava abarrotado de fiéis mesmo com a chuva e o vento que já atingiam a cidade, o papa irá até a residência do arcebispo de Pau, John F. Du, onde almoçará com familiares das vítimas do tufão Haiyan.

Francisco, no entanto, não deverá cumprir com o restante do programa, no qual inauguraria o "Centro Papa Francisco para os Pobres" em Pau, e se encontraria na catedral dessa cidade com bispos, religiosos e sobreviventes do tufão.

Com ventos de 100 km/h e rajadas de até 130, a tempestade Mekkhala deve atingir a costa leste das Filipinas, onde fica Tacloban, ao longo da tarde ou da noite de hoje, por isso as autoridades do país declararam alerta em seis regiões.

Se a tempestade seguir a trajetória prevista, é possível que a capital Manila, para onde Francisco voltará hoje após sua visita a Tacloban, também seja afetada.

O papa, que foi apelidado pelos filipinos como "Lolo Kiko" (Vovô Kiko), chegou ao país, que tem o maior número de católicos da Ásia, na quinta-feira, onde foi recebido por multidão de cidadãos.

Esta é a primeira visita de um pontífice às Filipinas em 20 anos, depois que João Paulo II esteve no país em janeiro de 1995.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!