quinta-feira, janeiro 15, 2015

Cameron pedirá que Obama pressione empresas a rastrear terroristas

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O primeiro-ministro britânico, David Cameron, deverá pedir ao presidente americano, Barack Obama, que pressione empresas
como o Twitter e o Facebook a cooperarem mais no rastreamento de atividades de extremistas islâmicos, durante visita a Washington que se inicia nesta quinta-feira (15).

A informação foi dada ao jornal britânico "Guardian" por uma fonte do governo Cameron. "O objetivo do premiê é fazer com que as empresas americanas cooperem mais, assegurando que nossas agências de inteligência tenham a informação que precisam para nos manter seguros", disse a autoridade britânica ao jornal.

Primeiro líder europeu a se encontrar com Obama após os atentados em Paris, que deixaram 17 mortos, Cameron vai buscar o apoio do presidente americano para não permitir que haja "espaços seguros" para a ação de terroristas.

Segundo o jornal "Wall Street Journal", Cameron pedirá ainda que Obama critique o uso, por essas empresas de informação criptografada que não pode ser decodificada nem com ordem judicial.

Nos últimos dias, funcionários de inteligência britânicos têm citado justamente o aumento no uso de informação criptografada como um dos obstáculos no combate ao terrorismo.

Obama oferece um jantar a Cameron na noite desta quinta-feira (15) e os dois terão encontros na Casa Branca na sexta-feira (16).

Durante a visita, o premiê ainda deve reforçar o pedido para que Shaker Aamer, o último britânico detido em Guantánamo, seja libertado e enviado ao Reino Unido. O governo britânico teme que Aamer, que nasceu na Arábia Saudita e está na prisão de Guantánamo desde 2002, não fique em segurança se for deportado para o outro país, como foi planejado por Washington. 

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!