terça-feira, novembro 18, 2014

CPI convoca Duque, Machado e aprova acareação de Cerveró e Costa

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A CPI mista (senadores e deputados) que investiga denúncias de corrupção na Petrobras aprovou nesta terça-feira (18)
requerimentos para convocação do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, do presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado, e para a realização de uma acareação entre o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa e o ex-diretor da área internacional Nestor Cerveró – ambos serão obrigados a comparecer.
A convocação de Duque foi aprovada por unanimidade. Ele foi preso na última sexta-feira, durante a sétima fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, e está detido na Superintendência da PF, em Curitiba, para prestar esclarecimentos a respeito do suposto esquema de desvio de dinheiro na Petrobras. Durante depoimento em acordo de delação premiada, Paulo Roberto Costa disse ter conhecimento de irregularidades
praticadas na Diretoria de Serviços da petroleira entre 2004 e 2012, período no qual o diretor era Duque, indicado pelo PT para o posto.

Paulo Roberto Costa é um dos delatores da Operação Lava Jato e cumpre prisão domiciliar. Cerveró já prestou depoimento à CPI em 10 de setembro e disse desconhecer a existência de qualquer esquema de corrupção na empresa. Costa compareceu à comissão em 17 de setembro, mas se valeu do direito de não responder a perguntas - em depoimento à Polícia Federal, Costa teria mencionado nomes de políticos beneficiários de esquema de corrupção na Petrobras. A data da acareação ainda terá que ser definida pelo presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

O autor do requerimento da acareação foi o deputado Enio Bacci (PDT-RS). “O senhor Paulo Roberto Costa afirmou que Nestor Cerveró recebeu propina sim. O Cerveró negou aqui no dia 10 de setembro. Então, vamos colocar os dois frente a frente”, afirmou o parlamentar.
Sérgio Machado
Outro convocado pela comissão nesta terça-feira foi o presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado. Segundo Paulo Roberto Costa, ele teria sido o responsável pelo pagamento de R$ 500 mil em propina oriunda de contratos da Petrobras supostamente superfaturados, entre 2009 e 2010. Em decorrência das denúncias, Sérgio Machado, indicado pela bancada do PMDB no Senado, licenciou-se do cargo no último dia 3.
Ildo Sauer
O ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Luís Sauer, também foi convocado pela CPI. Em entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”, o ex-dirigente afirmou que o governo de coalizão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permitiu que grupos de parlamentares se reunissem com dirigentes da estatal para obter "ajuda" e acusou a presidente Dilma Rousseff de "procurar um culpado sempre que aparece um problema".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!