terça-feira, novembro 18, 2014

Farc confirmam captura de general do exército da Colômbia

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A guerrilha das Farc confirmou nesta terça-feira (18) a captura do general do Exército da Colômbia Ruben Alzate, do cabo Jorge
Contreras Rodríguez e da advogada Gloria Urrego, interceptados no domingo por unidades rebeldes no Departamento de Chocó (oeste).

Poucas horas antes, o líder do grupo, Pastor Alape, disse em entrevista coletiva que não tinha informação sobre o sequestro do general colombiano, por causa da frágil comunicação na área rural onde o governo do país afirma que ele foi sequestrado."Depois de totalmente identificados - apesar de estarem vestindo roupas civis - os três foram capturados por nossas unidades por se tratar de militares inimigos se deslocando no exercício de suas funções, em uma área de operações de guerra", afirmou o Bloco Iván Ríos das Farc em um comunicado fechado na segunda-feira nas montanhas da Colômbia e divulgado no site www.pazfarc-ep.org.
Pastor Alape também havia dito disse que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) seguem comprometidas com as negociações de paz que já duram dois anos em Havana e esperam que elas sejam retomadas em breve após o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, decidir suspender as conversas no domingo por conta do que ele afirmou ter sido o sequestro do general Rúben Dario Alzate. Alape é um dos sete membros do secretariado das Farc que participa das negociações de paz em Cuba.
Desde o início de 2012, o grupo rebelde se comprometeu a não sequestrar mais civis, mas se reserva o direito de capturar policiais ou militares, considerados prisioneiros de guerra.
O governo de Santos e as Farc iniciaram há dois anos em Cuba um diálogo de paz para tentar acabar com um conflito armado de mais de 50 anos, mas sem decretar um cessar-fogo na Colômbia.
Esta é a quarta tentativa de alcançar a paz com as Farc, a principal guerrilha do país e a mais antiga da América Latina, criada em 1964 e que conta oficialmente com 8.000 combatentes, essencialmente mobilizados nas zonas rurais.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!