segunda-feira, setembro 08, 2014

Uern consegue compromisso oficial de candidatos a governador

Reitor Pedro Fernandes consegue compromisso de candidatos (Divulgação)A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) solicitou, oficialmente, aos dois principais candidatos ao Governo do Estado, Henrique Alves (PMDB) e Robinson
Faria (PSD), compromissos com a instituição. O reitor Pedro Fernandes entregou documento, contendo nove reivindicações.

Segundo a Agência de Comunicação (Agecom) da Uern, a universidade quer comprometimento com questões que envolvem desde a autonomia financeira até realização de concurso público para professores e técnicos administrativos.

O documento solicita ainda o empenho do futuro governador na concessão de recursos de custeio e investimentos, com percentual de 6% mensais, cada, da folha de pagamento nos próximos quatro anos.

Também recursos para contrapartida de convênios federais; encaminhamento à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei que regulamenta o Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS) dos técnicos administrativos; apoio para a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e para a criação do Campus Avançado de Apodi.

A Uern, ainda conforme a Agecom, espera que o próximo governo também garanta a construção do Hospital Materno-Infantil, com recursos do RN Sustentável, além de apoiar a construção da Pista de Atletismo, com recursos do Ministério dos Esportes.

Comprometimento

O primeiro a assinar a carta-compromisso foi Henrique Alves, que destacou disposição de empenho para atender as questões apontadas pela universidade. “A Uern leva conhecimento e desenvolvimento a todo o Estado e, por entender assim, é que já incluímos a instituição no nosso programa de governo”, reforçou.

O candidato Robinson Faria também chancelou o documento da Uern, concordando que a instituição é fundamental na formação profissional e desenvolvimento regional. “Meu compromisso é fortalecer a Uern”, afirmou.

As candidatas ao Senado, Wilma de Faria e Fátima Bezerra, comprometeram-se em destinar emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) e defender outros projetos de interesse da instituição no Congresso Nacional.

Avaliação

“Foi um dia marcante para a nossa Uern", comentou o reitor Pedro Fernandes, acrescentando: “O mais importante é que, quando conseguimos a agenda, convidamos os segmentos, que prontamente atenderam”.

A entrega do documento foi acompanhada pelos professores Valdomiro Morais e João Freire, presidente e vice da Associação dos Docentes (Aduern); Rita de Cássia Negreiros, presidente do Sindicatos dos Técnicos Administrativos (Sintauern); e Lidiane Samara, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Eles foram convidados pelo reitor Pedro Fernandes para todas as audiências.

O vice-reitor Aldo Gondim; a chefe de Gabinete, Fátima Raquel Rosado de Morais, e Cybelle Albuquerque, assessora de convênios, também participaram das reuniões, além do deputado Fernando Mineiro (candidato a reeleição) e Adriano Gadelha, candidato a deputado federal.

Fonte: O Mossoroenese

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!