segunda-feira, setembro 01, 2014

Polonês preso por suspeita de tráfico no RJ era procurado pela Interpol

Site da Interpol tem ficha do polonês Galas (Foto: Reprodução / Interpol)O polonês que se identificou como Stanislaw Galas, de 42 anos, preso na manhã deste domingo (31) na Comunidade das Almas, em São Gonçalo, Região Metropolitana do
Rio, era procurado pela Interpol, como mostrou o RJTV. No site da polícia internacional, o nome dele consta como Jan Jozef Galas Slowakiewicz e entre os crimes pelos quais estava foragido estão tráfico internacional de drogas, sequestro, roubo, falsidade ideológica, extorsão, lesão corporal.

Segundo o comandante do 7º BPM (São Gonçalo), coronel Fernando Salema, a afirmação foi confirmada pela Polícia Federal. A polícia do Rio investiga se ele era responsável pela manutenção das armas de traficantes de várias comunidades. O suspeito negou envolvimento com traficantes e disse que se sustentava com a venda de roupas.
À Polícia Militar, ele chegou a dizer que era ucraniano e se chamava Rikardo Talinowski. Segundo o coronel Fernando Salema, ele deu três nomes diferentes às autoridades.

Rikardo Talinowski, ucraniano preso suspeito de envolvimento com o tráfico (Foto: Mariana Cardoso/G1)Polonês foi preso por suspeita de envolvimento com
o tráfico (Foto: Mariana Cardoso/G1)
Ainda de acordo com a PM, o homem informou ter sido armeiro do Exército da Polônia e há suspeita de que ele faria o mesmo serviço para a facção criminosa que atua na Comunidade das Almas e também em outras favelas do Rio de Janeiro, entre elas, a Rocinha, na Zona Sul da capital. O estrangeiro tem duas pistolas tatuadas nas costas.
"O traficante que era o líder da comunidade [das Almas] foi pego na Barra. A gente acredita que ele [Galas] possa atuar em outras comunidades dessa facção", explicou o coronel Salema, em entrevista ao Bom Dia Rio. "Tudo leva a crer que ele tinha bom conhecimento do armamento."
Stanislaw foi delatado por seu cunhado, Gabriel Felipe, que também foi detido, segundo a Polícia Militar. Na casa do estrangeiro, que vivia com duas mulheres, foram apreendidos armamento de alta precisão e grande quantidade de drogas.
A prisão
Na manhã deste domingo, PMs que realizavam patrulhamento na região e notaram um homem suspeito – Gabriel – em cima de uma laje. Ao avistar o veículo militar, o homem fugiu. Os agentes conseguiram capturá-lo e, com ele, foi apreendido um rádio transmissor. Foi quando Gabriel, conhecido como Biel, se propôs a levar a PM ao local onde estava Stanislaw, seu cunhado, que, segundo disse aos policiais, seria o gerente do tráfico do local. 

Materiais apreendidos na residência do traficante polonês (Foto: Mariana Cardoso/ G1)Materiais apreendidos na residência do traficante
polonês (Foto: Mariana Cardoso/ G1)
O comando do 7°BPM (São Gonçalo), montou uma operação com nove oficiais. Ao chegarem no bairro Almerinda, por volta de 11h, encontraram na residência do polonês 300 sacolés de cocaína, um fuzil 762, uma carabina de repetição, uma balança de precisão, um binóculo, uma algema, radiotransmissores, munição calibre 762, além de materiais para a manutenção do armamento.
Alexsander Ferraz, advogado do estrangeiro preso, disse que a única ilegalidade cometida por seu cliente é a sua atual situação no Brasil. "Stanislaw reside no Rio há três anos, mas está com o visto vencido", disse.
'Ótimo ator', diz uma das namoradas
Na delegacia, ao desembarcar do carro da polícia, o suspeito foi instruído por duas jovens, que seriam suas namoradas, a responder o que fosse perguntado. Quando Stanislaw entrou nas dependências da 74ªDP (Alcântara), uma delas alegou: "Ele é um ótimo ator".

O polonês foi indiciado por tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo de uso restrito e, caso seja condenado, sua sentença pode chegar 30 anos de prisão.
No sábado (30), uma mulher foi presa com drogas e uma pistola na mesma localidade.
Ocorrências registradas na 74ª DP (Alcântara).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!