segunda-feira, setembro 01, 2014

Flamengo não vencia cinco seguidas desde a campanha milagrosa de 2007

Vanderlei Luxemburgo, técnico do FlamengoQuando Vanderlei Luxemburgo foi anunciado como técnico do Flamengo, gerou desconfiança em muita gente. Algo natural diante dos
últimos trabalhos do veterano. No entanto, o comandante vai mudando o conceito de seus opositores graças aos resultados, muito além de apenas tirar o Fla da zona de rebaixamento. Encerrada a 18ª rodada do Brasileirão, o time de Luxa ocupa a nona colocação. Quando o treinador assumiu, os cariocas estavam na lanterna.

Desde que Luxemburgo chegou, são seis vitórias em sete rodadas da Série A. É verdade que a maioria dos adversários ocupa a parte inferior da tabela – Atlético Mineiro e Sport, logo acima dos rubro-negros, são as exceções. Mesmo assim, nenhum outro clube teve desempenho tão bom no período. Quem mais se aproximou dos 86% de aproveitamento do Fla foi o líder Cruzeiro, com 81%, cinco vitórias e dois empates. Além disso, os números defensivos dos flamenguistas melhoraram demais. Foram apenas três gols sofridos, contra 19 nas primeiras 11 partidas.

Com os 2 a 1 sobre o Vitória no Barradão, o Flamengo chegou ao quinto triunfo consecutivo. Uma sensação que o clube não sentia faz tempo no Brasileirão. A última vez que uma sequência tão boa aconteceu não foi com o time que chegou à zona da Libertadores em 2011 ou com o campeão de 2009. Foi há quase sete anos, justo na campanha milagrosa de 2007, na qual os rubro-negros saíram da 17ª para a terceira colocação em 28 rodadas.

O Flamengo de Joel Santana venceu cinco seguidas ao longo de outubro de 2007, batendo Paraná, Vasco, Grêmio, América de Natal e Corinthians. Uma sequência essencial para colocar o time na Libertadores do ano seguinte. Se derrotar o Grêmio no próximo sábado, o clube repete os seis triunfos consecutivos que não acontecem desde os tempos de Zico, na primeira fase da Taça Ouro de 1982. O discurso de Luxemburgo segue com os pés no chão, pregando fugir do rebaixamento – o que é natural, com um elenco longe de ser perfeito. Mas, com referências tão boas, é natural que os atuais números façam os flamenguistas sonharem alto.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!