terça-feira, setembro 30, 2014

Estudantes voltam a protestar no México após confronto com mortes

Estudantes protestam diante do Congresso do Estado de Guerrero em Chilpancingo, no México.  (Foto: Eduardo Guerrrero/AFP Photo)Estudantes voltaram a protestar no estado de Guerrero, no sul do México, nesta segunda-feira (29)  após o episódio em que 58 alunos teriam desaparecido ao se
manifestarem na última semana.
Seis pessoas morerram em ação da polícia e de grupos armados contra os protestos estudantis realizados na sexta-feira (26) na cidade de Iguala.
O governo de Guerrero está à procura dos 58 estudantes que teriam desaparecido. Na sexta, os alunos da Universidade Rural local protestavam contra a discriminação que alegam sofrer na distribuição de vagas em favor de escolas urbanas por parte do governo.
Policiais de Iguala e outros grupos armados desconhecidos enfrentaram os estudantes. Um total de 282 policiais foi detido preventivamente, mas apenas 22 foram presos definitivamente como responsáveis pelos ataques e desaparecimentos.
Também em Guerrero, Braulio Zaragoza, secretário geral do Partido de Ação Nacional (PAN) foi morto a tiros no resort litorâneo de Acapulco, neste domingo, afirmou o governo local. O motivo do crime não ficou claro.
O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, assumiu em dezembro de 2012 com a promessa de acabar com a violência das gangues que matou mais de 90 mil pessoas desde 2007. Mas apesar da taxa de assassinatos ter caído, partes do México seguem atingidas por confrontos sangrentos.

Estudantes jogam pedras contra o Congresso do Estado de Guerrero em Chilpancingo, no México. (Foto: Eduardo Guerrrero/AFP Photo)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!