segunda-feira, agosto 25, 2014

RN recebe observatório para acompanhar Sistema Único de Assistência Social

Márcia Maria de Sá: objetivos são ampliar conhecimentos sobre o tema. Foto: DivulgaçãoO Rio Grande do Norte ganhará um observatório de acompanhamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que será instalado em São Paulo do Potengi e atenderá outros onze municípios da região,
nos próximos dias. O serviço será apresentado na tarde desta segunda-feira (25), durante a abertura do II Seminário Internacional de Seguridade Social, que será realizado até a próxima quarta-feira (27) e discutirá as políticas públicas relacionadas ao tema no Brasil e em Portugal.

Segundo Márcia Maria de Sá Rocha, coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisas em Seguridade Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Desso/UFRN), os objetivos são ampliar os conhecimentos sobre o tema e contribuir para o intercâmbio das produções acadêmicas entre os pesquisadores dos dois países e também fazer a relação com a crise mundial do trabalho, seguridade social, assistência à saúde e social.

“Hoje, a seguridade social é o eixo de políticas públicas que abrangem também áreas importantes para a sociedade brasileira, como a saúde, assistência e a própria seguridade, por isso, tão grande a importância de um evento como esse, em que vamos abordar também a implantação do primeiro observatório de acompanhamento no Rio Grande do Norte. O serviço já é usado em outros estados do Brasil e segue uma tendência nacional, onde o objetivo é trazer subsídios para melhorar o atendimento”, disse.

Márcia explicou que o observatório é resultado do projeto “Reconstituindo o protagonismo do Serviço Social nas ações socioeducativas mediatizadas pelas políticas públicas nos Centros de Referência de Assistência Social do pólo Potengi/RN”, coordenado por ela e que será uma espécie de ouvidoria. “Nele, usuários serão ouvidos sobre como eles estão sendo atendidos, as dificuldades e problemas encontrados. Os profissionais que prestam atendimento, como assistentes sociais, psicólogos e educadores também serão consultados”.

Ela também falou que temas como o programa Bolsa-Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o próprio Suas serão discutidos durante o seminário, que contará com a presença de professores da UFRN, das universidades Aberta de Lisboa e do Porto e do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. O evento é voltado para estudantes e profissionais da área.

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!