sábado, maio 10, 2014

Transexual busca Justiça para mudar nome social no RN

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Uma transexual tenta na Justiça mudar o nome social. A estudante de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN) já utiliza o nome Emily Mel Fernandes em documentos como a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e no sistema utilizado por alunos e professores da universidade. "Sou uma mulher e vivo como uma mulher", afirma a transexual.


Se vencer na Justiça, Emily pode ser a primeira transexual a usar o nome feminino sem fazer mudança de sexo. Ela conta que desde criança se sente mulher. "A pessoa que está no documento, na verdade aquele nome não sou eu. É um nome masculino que corresponde ao um ser masculino. Eu sou uma mulher", diz.

A advogada Cristine Borges, que representa Emily no processo, explica que foram anexados à ação laudos médicos e depoimentos de pessoas próximas da transexual. A expectativa é que o processo seja julgado até o mês que vem. "Além de evitar preconceito, isso evita a discriminação contra mim, evita que eu possa ser alvo de alguma brincadeira. Dá um alívio, uma paz grande", acrescenta.

Moradora da Residência Universitária feminina da UFRN, a estudante relata que enfrentou obstáculos para conseguir lugar no espaço. "Inicialmente um casal se opôs e não me queria aqui. Mas a queixa não foi levada adiante e a UFRN garantiu meu direito", conta Emily, que pretende fazer uma cirurgia para mudança de sexo.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!