sexta-feira, abril 11, 2014

Fifa e Conmebol vão instaurar procedimento contra a Portuguesa, diz dirigente da CBF

Portuguesa, enfim, comemora: equipe conseguiu o 1º triunfo no PaulistaO diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, declarou ao ESPN.com.br que Fifa e Conmebol tomarão medidas contra a
Portuguesa já que o clube entrou na Justiça Comum pelo direito de disputar a Série A do Campeonato Brasileiro.

"Sei que a Fifa e a Conmebol estão muito irritadas e estão instaurando procedimento disciplinar contra a Portuguesa, que já foi notificada. A Fifa e a Conmebol definirão que tipo de punição será dada", disse Eugênio Lopes.

Orlando Cordeiro, vice-presidente jurídico da Lusa, confirmou que já recebeu uma notificação da Conmebol pedindo esclarecimentos pelo fato de ter acionado a Justiça Comum.

"Mas pelo que me consta a Conmebol é sul-americana e acho que não disputei nenhuma competição desse tipo e não cometi nenhum tipo de infração aos estatutos da Conmebol, nem do regulamento. Nada me surpreende vindo da CBF e da Fifa, mas dentro do ordenamento político brasileiro, nada me impede de ir ao judiciário buscar um direito lesado em uma lei federal."

"Se isso for motivo de alguma punição à Portuguesa, eles que expliquem ao Brasil e ao mundo inteiro porque estão nos punindo. Pelo que saiba, não estamos em um estado ditatorial ou totalitário. Não vejo como recebermos uma sanção", acrescentou Cordeiro.

Segundo ele, uma resposta será dada à Conmebol nos próximo dias com o mesmo conteúdo das declarações dadas nesta sexta-feira ao ESPN.com.br.

Nessa quinta-feira, a CBF conseguiu suspender a liminar que recolocava a Portuguesa na elite do Brasileirão. Além disso, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que nenhuma ação sobre o caso vale fora no Rio de Janeiro, na 2ª Vara da Barra da Tijuca, revogando outra liminar da Lusa. Nesta sexta, uma liminar obtida na mesma 2ª Vara da Barra garante o direito de as tabelas já divulgadas serem cumpridas.

O clube paulista admite que entrará em campo na primeira rodada da Série B do Brasileirão, dia 18 de abril, contra o Joinville, em Santa Catarina, mas garante que não vai desistir da briga nos tribunais pelo direito de disputar a primeira divisão.

A Portuguesa foi punida com a perda de quatro pontos no Campeonato Brasileiro de 2013 pela escalação irregular do meio Héverton e acabou terminando a competição na zona de rebaixamento, atrás do Fluminense, que se beneficiou da ação. A Lusa alega que não foi avisada a tempo da suspensão de Héverton.

Reprodução Cidade News Itaú via ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!