quarta-feira, abril 09, 2014

Campanha Nacional de Vacinação pretende imunizar 61 mil pessoas contra a gripe

Mais de 24 mil idosos devem receber a vacina contra a gripeAs pessoas que estão inseridas no público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe precisam ficar atentas, pois o prazo de imunização para idosos,
trabalhadores da área da saúde, crianças da faixa etária de seis meses a menores de cinco anos e gestantes será iniciado no próximo dia 22, seguindo até 9 de maio. Em Mossoró, estão aptas a tomar a vacina 61.444 pessoas
Também deverão receber a dose mulheres em puerpério (até 45 dias após o parto), pessoas em privação de liberdade e doentes crônicos (doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais, hipertensos, diabéticos). O dia “D” da campanha acontecerá em 26 de abril.
A distribuição do público-alvo foi feita da seguinte forma pelo município: crianças de 6 meses a 2 anos, 5.892; de 2 a 4 anos, 11.850; trabalhadores da saúde, 8.216; gestantes, 2.946 (público variável); puérperas, 484 (público variável); idosos, 24.885, e doenças crônicas, 7.171.
A meta da Secretaria Municipal da Saúde é imunizar 80% desse público. A vacina, considerada segura e a melhor forma para impedir doenças graves, internações ou até mesmo óbito por influenza, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1, H3N2 e influenza B).
Os pais das crianças de seis meses a menores de cinco anos precisam de atenção redobrada, uma vez que esse público terá que ser levado aos locais de vacinação em dois momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada um mês após a primeira. Já as gestantes podem ser vacinadas em qualquer etapa da gravidez, não havendo contraindicações nesse sentido.
Não devem tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo e pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico ou tratamento de doenças como câncer e Aids. A Secretaria de Saúde alerta ainda que os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a vacina.

Cuidados simples podem prevenir a contaminação do vírus da gripe

A transmissão do vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). 
À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.
Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Reprodução Cidade News Itaú via O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!