domingo, março 30, 2014

Cláudia e Larissa, mesmo com problemas na Justiça, vão ter cadidaturas homologadas


 Blog Cidade News ItaúA cinco dias do início do prazo para as convenções partidárias com vistas as eventuais eleições suplementares de Mossoró, os dois principais grupos da política
mossoroense ignoram decisões da Justiça Eleitoral e vão homologar nomes que estão com condenação de perda de mandato e com os direitos políticos suspensos por dois anos.

O rosalbismo, grupo liderado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), já confirmou com oficializará a candidatura de Cláudia Regina (DEM), eleita nas eleições de 2012, mas cassada e afastada do cargo por decisões de primeiro grau e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

Cláudia Regina foi cassada por suposto abuso de poder econômico e teve os direitos políticos suspensos por oito anos. A sua assessoria jurídica recorreu de todas as decisões ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com esperança de reformar as decisões.

Em todas as entrevistas concedidas aos jornalistas, a governadora Rosalba confirmou a candidatura de Cláudia. “Ela é a minha candidata”, afirmou, na última visita feita a Mossoró. “O povo elegeu Cláudia em 2012 e vai elegê-la de novo, para fazer respeito o direito e vontade popular.”

A convenção do DEM para confirmar o nome de Cláudia está marcada para o próximo domingo, 6 de abril.

O rosadismo, liderado pela deputada federal Sandra Rosado (PSB), homologará a candidatura da deputada Larissa Rosado (PSB), que encontra-se na mesma situação de Cláudia.

Larissa teve o mandato cassado e os direitos políticos suspensos por oito anos em decisão do Tribunal Regional Eleitoral, por susposto crime de abuso de poder e uso do sistema de comunicação (Rede Resistência).

Os advogados de Larissa recorreram ao TSE, esperando reformar a decisão. Seguiram os mesmos passos dos advogados de Cláudia Regina.

Sandra Rosado, mãe de Larissa, já disse que a sua filha candidata outra vez e que terá o nome homologado na convenção do PSB marcada para a próxima sexta-feira, 4 de abril.

LIMINAR

O juiz José Herval Sampaio Júnior, da 33ª Zona Eleitoral, que será responsável pelo registro de candidatura e a propaganda eleitoral, já avisou que não acatará o registro de candidatura de Cláudia Regina e Larissa Rosado. A mesma posição deverá ter o TRE-RN.

Com isso, Cláudia e Larissa entrarão com pedido de liminar junto ao TSE. Como o mérito dos processos contra elas foi julgado, acredita-se que a Corte Superior concederá o direito de registro de candidatura.

Especialistas em direito jurídico-eleitoral pensam diferente e acham que o TSE, ao receber os pedidos de liminar, suspenderá o pleito até o transitado em julgado.

OUTROS CANDIDATOS

Sem problemas com a Justiça Eleitoral, o prefeito interino Francisco José da Silveira Júnior (PSD) será candidato.  Enquanto as adversárias procuram superar as dificuldades jurídicas, ele tem trabalhado para fortalecer o palanque, já contando com quase uma dezena de partidos.

Outras duas candidaturas devem ser homologadas: Professor Josué, pelo PSDC; e o geólogo Gutemberg Dias, pelo PC do B.

Reprodução Cidade News Itaú via Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!