domingo, março 30, 2014

Mergulhadores retomam buscas por desaparecidos em hidrelétrica no AP

Local do alagamento na Hidrelétrica de Santo Antônio (Foto: Francisco Pilha/Arquivo Pessoal)Seis mergulhadores iniciaram às 6h deste domingo (30) o segundo dia de buscas pelos quatro desaparecidos após o acidente na construção da Hidrelétrica de Santo
Antônio, em Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá. O fato aconteceu na madrugada de sábado (29). As buscas pelos trabalhadores devem permanecer até às 19h, segundo informou o Corpo de Bombeiros.
Os serviços vão se concentrar no entorno de onde ocorreu o acidente, a 50 quilômetros da sede do município. Para chegar até o local é necessário navegar no rio Jari por uma hora.
Até a noite de sábado, o Corpo de Bombeiros havia confirmado quatro desaparecidos. A informação está sendo mantida pela corporação. A empresa responsável pela construção da hidrelétrica não confirmou as afirmações à imprensa, mas registrou o desaparecimento em ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Laranjal do Jari.
Uma comitiva do governo do Amapá se deslocou para o município para prestar apoio. A equipe é composta pelo governador do estado, Camilo Capiberibe, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Miguel Rosário, e secretário de Comércio e Mineração, José Reinaldo.
Em entrevista a uma rádio local, o governador do Amapá disse que vai pedir aos órgãos fiscalizadores que tomem alguma medida em relação a empresa responsável pela construção da hidrelétrica. Segundo ele, o sistema de alarme do local do acidente "deveria ser mais eficiente".
Capiberibe disse que por se tratar de uma obra na divisa entre o Amapá e Pará, a competência de fiscalização é federal, neste caso, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Agência Nacional de Águas (Ana).
Acidente
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Paulo Quaresma disse que o acidente foi provocado pelo rompimento da braçadeira, estrutura que sustenta a barragem secundária feita de aterro, que se rompeu. A estrutura seria antiga e teria sido utilizada para realizar o desvio do rio Jari, segundo informou.
A ECE Participações S.A executa a obra. Ela faz parte do consórcio EDP, responsável pela construção da hidrelétrica. A empresa ECE informou em nota que houve alagamento de uma área por causa do nível da cheia do rio Jari.
"Devido aos níveis de cheias excepcionais, houve o alagamento da área confinada da Casa de Força, o que surpreendeu alguns funcionários que estavam no local". Ainda segundo a nota, não há risco de inundação para as comunidades próximas a Cachoeira de Santo Antônio.
Veja a lista de desaparecidos:
Uverlando de Souza Lima
Trancredo Coelho de Souza Silva
Altenizio Tavares Cardoso
Antônio Marques Filho.
Hidrelétrica
A construção da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari iniciou em agosto de 2011. Segundo a EDP, consórcio responsável pela obra, a usina terá capacidade instalada de 373,4 MW, com início de operação previsto para 2014. A geração de energia é suficiente para manter um estado 5 vezes maior que o Amapá, que tem população de 669.526 habitantes (Censo 2010).
O projeto contempla uma linha de transmissão própria de cerca de 20 quilômetros, e interligará o Amapá ao sistema nacional através do circuito Tucurui-Macapá-Manaus.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!