quarta-feira, janeiro 22, 2014

Hospital Giselda Trigueiro cria Núcleo de Segurança do Paciente

 Blog Cidade News ItaúAtendendo às recomendações do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado em abril de 2013 pelo Ministério da Saúde, o
Hospital Giselda Trigueiro instituiu, na semana passada, o seu Núcleo de Segurança do Paciente.

O objetivo é estabelecer políticas e diretrizes de trabalho, a fim de promover uma cultura hospitalar voltada para a segurança dos pacientes, através do planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de programas e tecnologias, que visem garantir a qualidade dos processos na Instituição, incluídas ações de controle sanitário e regulamentação, imprescindíveis para identificar precocemente a ocorrência de eventos que afetam a segurança do paciente.

De acordo com Milena Martins, diretora geral do hospital, a equipe do Núcleo tem 60 dias para definir protocolos e pensar estratégias de funcionamento, visando a segurança do paciente e a prevenção de riscos futuros. “No mês de abril vamos promover um seminário para divulgar o tema entre os servidores e os próprios pacientes”, comentou Milena.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Giselda Trigueiro é constituído pelo Diretor Técnico do Hospital e por representantes dos setores de Farmácia, UTI, Enfermagem, Serviço Social, Radiologia, Nutrição, Fisioterapia e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. O Departamento de Infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa prestando assessoria ao Núcleo.

A atuação se dará em áreas como: prevenção de infecções; procedimentos cirúrgicos e de anestesiologia; prescrição, transcrição, dispensação e administração de medicamentos; processos de identificação de pacientes; comunicação no ambiente dos serviços de saúde; prevenção de quedas e úlceras por pressão; transferência de pacientes entre pontos de cuidado; e uso seguro de equipamentos e materiais.

São atribuições do Núcleo de Segurança do Paciente: Elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente; Acompanhar as ações vinculadas ao Plano de Segurança do Paciente; Identificar pontos críticos para a segurança do paciente; Aprovar e implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores; Definir políticas, diretrizes e estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos serviços de saúde; Elaborar e viabilizar junto à Administração a implementação de ações para instituir sistemas mais seguros.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!