quarta-feira, janeiro 08, 2014

Fifa nega que Mundial de 2022 não será realizado no verão do Catar

estádio Al Wakrah projeto Copa Qatar 2022 (Foto: AFP)Horas depois de o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, dizer à uma rádio francesa que a Copa do Mundo de 2022 não será realizada
no inverno do Catar, a entidade emitiu nota negando a informação. 
De acordo com a Fifa, na entrevista, Jérôme Valcke emitiu uma opinião pessoal, o que já havia ocorrido em outras ocasiões. No entanto, a decisão precisa ser aprovada pelo Comitê Executivo da entidade. 
Ainda de acordo com a Fifa, como ainda faltam oito anos para a realização do torneio, a entidade não tem pressa para tomar uma decisão final sobre o assunto. O motivo para a mudança no calendário da Copa de 2002 é o forte calor que atinge a região durante o período, já que as temperaturas  podem ultrapassar os 50 graus no verão do Catar. 

Antes mesmo do mal-entendido desta quarta-feira, A Fifa já vinha dando a entender de que pretende alterar as datas da Copa do Mundo do Catar. Em recente entrevista, o presidente da entidade, Joseph Blatter, se posicionou a favor da mudança, desde que o torneio não entre em conflito com a disputa das Olimpíadas de Inverno de 2022, que geralmente ocorrem no início do ano, entre janeiro e fevereiro. 
Algumas entidades também já posicionaram a favor. A Uefa, por exemplo, apoia a ideia. No entanto, a troca não é unânime. Em setembro, o presidente da Federação Australiana de Futebol, Frank Lowy, afirmou que cobrará indenização, caso a data da Copa de 2022 seja alterada. Vale lembrar que a Austrália foi uma das concorrentes para receber o Mundial, que acabou ficando com o país árabe. Estados Unidos e Coreia do Sul/Japão também concorreram. 

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!