segunda-feira, novembro 25, 2013

Custo de arenas da Copa sobe R$ 1 bi e supera investimento em mobilidade

Estádio Nacional Mané Garrincha, de Brasília, é o mais caro da Copa do Mundo: R$ 1,4 bilhãoO argumento de que a Copa do Mundo de 2014 seria usada, principalmente, para catalisar
investimentos em mobilidade urbana em suas cidades-sede foi por terra nesta segunda-feira. Após o Ministério do Esporte atualizar a lista de obras para o Mundial de 2014, ficou evidente que a maior parte dos recursos destinados à preparação do país para o torneio vai mesmo para a reforma ou construção de estádios.

De acordo com a versão atual da chamada Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, só as obras estádios do Mundial vão consumir pouco mais de R$ 8 bilhões --R$ 1 bilhão a mais do que o previsto na versão anterior do documento, divulgada em dezembro do ano passado. Já as obras para melhorias do transporte público ou construção de novas vias receberão cerca de R$ 7 bilhões –R$ 800 milhões a menos do que receberiam anteriormente.

De dezembro até hoje, o custo da reforma ou construção dos 12 estádios do Mundial de 2014 subiu 14%. Já esses investimentos mobilidade diminuíram 10%, parte disso devido a atrasos nos cronogramas de construção.

Nesta segunda-feira, por exemplo, o Ministério do Esporte tirou da lista de obras da Copa do Mundo 14 projetos. Desses, 12 eram de transporte, um era em um porto e outro, em aeroporto. Só Porto Alegre, que já havia confirmado há meses os atrasos em suas obras de melhoria urbana, tirou dez obras de mobilidade da matriz. Isso aponta que essas não estarão prontas até o início da Copa do Mundo.

Os investimentos em portos de cidades-sede da Copa do Mundo perdeu ainda mais recursos do que a mobilidade urbana: 13%. Em dezembro, estava previsto que as obras em terminais marítimos e fluviais custassem R$ 676 milhões. Após a reforma do Porto do Rio ser tirada da lista de projetos para o Mundial, o investimento caiu para R$ 587 milhões.

Já o custo dos estádios só não aumentou mais que o valor previsto para a reforma do entorno dessas arenas. Como parte de sua preparação para a Copa, cidades-sede também têm que fazer obras de melhoria de calçamento e acesso aos seus locais de jogo. Em dezembro, o ministério havia estimado que isso custaria R$ 795 milhões a governos. A estimativa atual é que isso custe R$ 996 milhões –25% a mais.

Vale lembrar que, apesar dessas estarem ligadas estritamente a área dos estádios, o Ministério do Esporte considera que elas também são obras de mobilidade urbana. Dessa forma, todas as obras dessa área, incluindo as obras no entorno dos estádio, custariam R$ 8,024 bilhões --quase o mesmo dos estádios da Copa.

CONFIRA A EVOLUÇÃO DOS INVESTIMENTOS PARA A COPA DO MUNDO

ÁreaValor em dez/2012Valor hojeVariação
Mobilidade UrbanaR$ 7,811 bilhõesR$ 7,027 bilhões-10%
Entorno dos estádiosR$ 794,7 milhõesR$ 996,52 milhões+25%
EstádiosR$ 7,031 bilhõesR$ 8,005 bilhões+14%
AeroportosR$ 6,805 bilhõesR$ 6,280 bilhões-8%
PortosR$ 675,9 milhõesR$ 587,30 milhões-13%
TelecomunicaçõesR$ 371,2 milhõesR$ 404 milhões+9%
SegurançaR$ 1,879 bilhãoR$ 1,879 bilhão0%
TurismoR$ 212,5 milhõesR$ 195,71 milhões-8%
Instalações temporáriasnão havia previsãoR$ 208 milhões-
TotalR$ 25,581 bilhõesR$ 25,584 bilhões0%

Estádios

Entre as obras de estádios da Copa, já são duas que oficialmente custam mais de R$ 1 bilhão: Maracanã (R$ 1,050 bilhão), no Rio de Janeiro, e Estádio Nacional Mané Garrincha (R$ 1,403 bilhã0), em Brasília. Essas duas arenas, aliás, estão entre as oito que tiveram o custo de sua reforma ampliado de dezembro para hoje.

Mineirão, em Belo Horizonte, Beira-Rio, em Porto Alegre, e Itaquerão, São Paulo, mantiveram o custo de suas obras. Já o custo da reforma do Castelão, em Fortaleza caiu: de R$ 623 milhões para R$ 518 milhões.

De acordo com a nova versão da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo, só 0,06% do custo da reforma dos estádios será custeado puramente com recursos privados. Cerca de 99,4% será pago diretamente por governos ou com ajuda de financiamento de bancos públicos, como o BNDES.

VEJA COMO ESTÃO AS OBRAS DOS ESTÁDIOS DA COPA

EstádioCidade-sedeCusto em dez/2012Custo hojeAndamento
MineirãoBelo HorizonteR$ 695 milhõesR$ 695 milhõesPronto
Estádio Nacional Mané GarrinchaBrasíliaR$ 1,015 bilhãoR$ 1,403 bilhõesPronto
Arena PantanalCuiabáR$ 518,9 milhõesR$ 570,1 milhões87% concluído
Arena da BaixadaCuritibaR$ 234 milhõesR$ 326,7 milhões83% concluído
CastelãoFortalezaR$ 623 milhõesR$ 518,6 milhõesPronto
Arena da AmazôniaManausR$ 515 milhõesR$ 669,5 milhões88% concluído
Arena das DunasNatalR$ 350 milhõesR$ 400 milhões91% concluído
Beira-RioPorto AlegreR$ 330 milhõesR$ 330 milhões87% concluído
Arena PernambucoRecifeR$ 529,5 milhõesR$ 532,6 milhõesPronto
MaracanãRio de JaneiroR$ 808,4 milõesR$ 1,050 bilhãoPronto
Fonte NovaSalvadorR$ 591,7 milhõesR$ 689,40 milhõesPronto
ItaquerãoSão PauloR$ 820 milhõesR$ 820 milhões93% concluído
Total R$ 7,031 bilhõesR$ 8,005 bilhões 
  • Fonte: Ministério do Esporte // Andamento dos estádios referente a outubro/2013

Reprodução Cidade News Itaú

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