segunda-feira, outubro 21, 2013

Bancada federal do RN debate crise financeira dos municípios nesta 2ª

Bancada federal do RN se reuniu na sede do América para discutir crise financeira nas prefeituras do RN (Foto: Flávio Marinho)

Prefeitos, vereadores, senadores, deputados federais e estaduais do Rio Grande Norte participam nesta segunda-feira (21), a partir das 9h, na sede social do América, em Natal, do 'SOS Municípios'. Segundo o deputado estadual Tomba Farias (PSB), idealizador do evento, o objetivo é “denunciar o esvaziamento financeiro das prefeituras do estado”.
O encontro, segundo Tomba, conta com a participação e apoio do deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal, e do senador Renan Calheiros, presidente do Senado.
A governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, e dirigentes da Confederação Nacional dos Municípios e das Federações de Municípios da região Nordeste também confirmaram presença.

'SOS Municípios. Seu Município em crise. Você é o maior prejudicado'. Este é o lema do encontro. “Os prefeitos irão apresentar à sociedade um diagnóstico da crise financeira vivenciada pelas prefeituras para que a nossa bancada federal seja sensibilizada da necessidade de haver uma revisão do Pacto Federativo que assegure aos municípios condições financeiras que garantam o bom funcionamento das máquinas administrativas”, explicou Tomba.

Deputado estadual Tomba Farias (Foto: Flávio Marinho)Deputado estadual Tomba Farias, idealizador do
evento (Foto: Flávio Marinho)
“As prefeituras recebem cada vez menos e estão sobrecarregadas com o aumento de encargos e responsabilidades”, acrescenta Benes Leocádio, presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Ainda de acordo com ele, os prefeitos irão elaborar um documento que será encaminhado aos congressistas e também à presidente Dilma Rousseff. “Será um grito de socorro coletivo dado por quem tem a responsabilidade de administrar os municípios e vive no dia a dia as dificuldades e sofre por não poder atender as necessidades da população”, ressaltou.

Além da Femurn, também participarão do encontro os dirigentes das Associações Microrregionais de Municípios, a Federação das Câmaras Municipais (Fecam-RN). A Assembleia Legislativa do RN também apoia a iniciativa.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!