domingo, agosto 11, 2013

Dia dos Pais: Encontros e desencontros vivenciados pelos filhos Itauenses.

O segundo domingo de agosto, é dedicado a todos os pais, dia esse em que para muitos é motivo de festa e muita alegria, já para outros de tristezas, lembranças ou saudades; essas são situações vividas pelas comunidades do mundo todo, inclusive Itaú-RN que vivencia em cada filho desta terra, que sempre tem algo para relatar.

A redação do Cidade News resolveu trazer uma matéria especial para esse dia, buscando através de entrevistas as diversas situações vividas pelos filhos itauenses que declaram a reportagem do Cidade News como é vista essa data.

Não muito distante da realidade encontramos situações adversas como filhos abandonados, filhos com pais adotivos, filhos de pais separados, filhos de pais falecidos e filhos com famílias unidas.

Mesmo aparentando algo errado, é possível ver o quando essas famílias tem buscado a felicidade, não fazendo desses fatos motivos de derrotas e sim conquistas que deverão ser alcanças; mostrar acima de tudo que são capazes de dizer que tudo é possível quando se tem coragem e força para caminhar.

O nosso primeiro entrevistado foi um jovem, morador da Zona Rural, que foi abandonado pelo pai com 1 ano e 2 meses,  hoje com 21 anos de idade, busca ser alguém na vida através dos estudos em outra cidade, mas que nesse dia resolveu passar esse momento, junto de sua mãe, que para o mesmo é pai e mãe.

Diante da situação perguntamos ao jovem como ele se sente no dia dos pais, o mesmo foi enfático em dizer que “para muitos essa data é muito importante, mas para ele não tem nenhum significado”, visto que, o mesmo foi criado só pela mãe, que substituiu o papel do pai.

Indagamos ainda se o jovem manteve contato com o pai e de acordo com ele, aos 15 anos teve o primeiro contato após o abandono, a justificativa dada pelo pai foi ter conhecido uma outra mulher e se mudado para outro estado, não agradando ao filho que não perdoou a atitude do pai.

Hoje o filho fez questão de estar junto de sua mãe para homenageá-la nesta data, que foi seu verdadeiro pai.

O nosso segundo entrevistado foi um jovem do bairro Nossa Senhora das Dores, que hoje tem 18 anos, e teve a família desfeita aos 4 anos de idade. O pensamento do jovem não diverge muito do entrevistado anterior, pois para o mesmo essa data também não há muito significado, não há motivo de comemorações, dando toda honra e o título de pai-herói a sua mãe que sempre batalhou para dar o sustento e estudo.

A reportagem do Cidade News questionou o jovem em qual ou quais momentos ele sentiu mais a ausência do Pai; que para ele isso só aconteceu em sua infância, quando via os filhos relatarem as atividades realizadas em conjunto com seus pais, pois isso era algo que o deixava triste, por não ter um pai presente para jogar bola, brincar ou fazer atividades familiares comum, mas que hoje isso não há mais sentido, apesar de manter contato com o pai, não se sente motivado para comemorar essa data, que é o dia dos pais.

A nossa terceira entrevistada foi uma jovem de 26 de idade, moradora do centro da cidade, adotada desde pequena que segundo ela sempre teve todo amor que uma criança poderia ter como filha legítima, e que ela sempre recorda dos momentos felizes vivenciados juntos e está data é muito especial, porque sempre foi bem tratada mesmo sabendo que era uma filha adotiva, era considerada a casula do pai e não houve rejeição ou indiferença por isso.

O nosso quarto caso, um adolescente de 16 anos de idade, residente no centro, teve os pais separados aos seus 8 anos, e desde então resolveu ficar ao lado do pai, que hoje o mesmo vê essa data com normalidade, pois o seu pai, todos os dias tem buscado dar o melhor, sendo acima de tudo um grande amigo e a pessoa mais importante de sua vida.

Um jovem de 21 anos de idade, do Bairro da Felicidade foi o nosso quinto entrevistado, criado desde cedo pelos avós considera a data importante, pois celebra com alegria o dia pais, pelo seu avô ter substituído com louvor esse papel, e por manter pouco contato com seu pai biológico, o mesmo considera o avô como pai, sendo muito feliz.

Uma das situações mais difícil é quando perdemos os nossos pais, e essa é também uma realidade vivida aqui em Itaú-RN, onde a redação do Cidade News entrevistou Mara Verbênia, que há 1 ano e 5 meses perdeu seu pai.

Mara considera o dia dos Pais o dia mais “cruel”, de uma dor que não sabe explicar. Porque o mês de agosto é muito dolorido, pois sente muita falta do seu pai, por ser amigo, cúmplice, guerreiro, pois faz muita falta, por ser presente, dizendo que era mais fácil deixar de celebrar o dia das mães do que o dia dos pais.

E que hoje só Deus é quem pode dar o conforto, pois é uma dor inexplicável, e precisa ser confortada, destacando-o como o melhor pai do mundo, que sempre esteve presente em todos os momentos.

Mara ainda deixa um recado para os filhos que ainda tem a oportunidade de abraçar seus pais que aproveitem essa oportunidade, demonstrem todo amor que sentem por eles.

Outra experiência vivenciada com a perca do pai, foi a nossa sétima entrevistada, com 38 anos de idade, moradora do Bairro São Benedito, perdeu seu pai no dia dos pais do ano passado (2012) e que hoje sente a ausência da paternidade.

A entrevistada disse que a ficha só começou a cair a poucos meses, pois era como se o pai estivesse viajando por um período fora e a cada dia a saudade aumentava, ficando sem palavras para justificar.

A reportagem do Cidade News questionou qual o momento em que se lembra mais do pai. A mesma disse que todos os momentos vêm a lembrança, principalmente nos momentos em que o Time do coração joga, aumentando a saudade.

Com isso podemos perceber que em nossa comunidade são várias situações enfrentadas pelas famílias, e que hoje buscam superar as dificuldades preenchendo essas lacunas, e hoje possamos parar e refletir um pouco, seja você pai, seja você filho, só através do amor é que poderemos construir uma família feliz, e que para isso não é necessário fazermos algo extraordinário, as vezes um pequeno gesto vale mais do que atitudes grandiosas.

Pais, que hoje cada um de vocês possam redescobrir o sentido de ter uma família, buscando através do dialogo compartilhar as alegrias e experiências vividas, tornando seu filho um cidadão de bem, construtor de um mundo melhor.


Feliz dia dos Pais. São os sinceros votos de Arlindo Maia, Equipe Rádio Cidade e do Cidade News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!