segunda-feira, janeiro 28, 2013

Vítimas que sobreviveram podem desenvolver pneumonia química



Mesmo tendo saído aparentemente ilesas da boate Kiss, as vítimas que não procuraram atendimento médico ainda podem ter o estado de saúde agravado. Por terem inalado fumaça, muitos podem desenvolver doenças como uma pneumonia química ou pulmonia bacteriana. Os sintomas podem surgir até 36 horas depois do incêndio.

No final da tarde deste domingo, ainda chegavam ao Hospital Universitário jovens com dificuldade para respirar e precisaram ser internados. A fumaça provocada pela queima de espuma causou queimadura nas vias aéreas e intoxicação por CO, que são graves e precisam ser tratadas.

— O quadro dessas vítimas pode evoluir em até 36 horas depois do incêndio. É preciso ter cuidado se houver dificuldade para respirar, dor de cabeça, chiado no peito e sonolência — alerta o médico pneumologista Ariovaldo Leal Fagundes, que atendeu às vítimas no Hospital Universitário de Santa Maria.

Ao lado de mais de mil pessoas que trabalhavam no hospital no domingo, onde havia até a tarde 40 pessoas internadas (16 em Unidades de Tratamento Intensivo), o médico viu o movimento se intensificar depois do alerta do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em uma coletiva, o ministro lembrou que as vítimas até então saudáveis poderiam ter o quadro de saúde agravado para uma pneumonite química. Pelo menos 10 jovens que estiveram na boate procuraram atendimento no hospital depois de sentirem-se mal enquanto estavam em casa.

— A inalação de fumaça sempre tem um potencial de gravidade e precisa de atenção. Estamos com equipe reforçada para manter o atendimento às pessoas que possam se sentir mal — garante o diretor clínico substituto do Hospital Universitário, Larry Marcos Cassol Argenta.

Apesar de atentos a possível complicação por inalação de substância química, os médicos têm concentrado o tratamento com ventilação e medicação para tratar queimaduras nas vias aéreas e intoxicação por CO. Não tratados, pode haver a evolução para pneumonia bacteriana, por isso, todos que procuram atendimento estão sendo internados e monitorados.

O que é pneumonite química

— é quando há inalação de material tóxico aos pulmões
— a fumaça do incêndio pode comprometer a substância Surfactante, responsável por facilitar a respiração
— o pulmão fica irritado, o que pode provocar a infecção e sangramentos internos

As vítimas devem ficar atentas:

— por que o quadro pode evoluir em até 36 horas após o incêndio
— se houver dor de cabeça, sonolência, chiado no peito e dificuldade para respirar

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!