sexta-feira, outubro 19, 2012

Melão potiguar busca novos mercados na Califórnia


Fruta potiguar se expande no mercado internacional
Os produtores potiguares de melão dão mais um passo na busca por novos mercados internacionais. 
Neste mês, participam pela primeira vez do PMA Fresh Summit – Convenção e Exposição Internacional, maior feira de frutas da América do Norte, que será realizada entre os dias 26 e 28 na cidade de Anaheim, a 50 km de Los Angeles, no estado americano da Califórnia. 
De acordo com o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), Segundo de Paula, a participação surgiu com um convite feito a ele pela própria presidente do evento, Nancy Tucker, quando o presidente estava visitando a feira no ano passado. Do evento, participarão 10 empresários locais. 
“Nós estivemos lá no ano passado, prospectando, é a primeira vez que os empresários locais vão participar, no próprio stand da PMA”, contou o Segundo. 
Para ele, esta é mais uma importante etapa na expansão e no crescimento da fruticultura potiguar a nível internacional, além de ser uma ótima chance de estreitar ainda mais as relações com os Estados Unidos, com o qual o Brasil pretende firmar parceria para exportação de melão. 
Se consolidada, a sociedade pode alavancar ainda mais a produção local, porque haverá dois grandes mercados para onde a fruta poderá ser vendida: atualmente, a Europa, que está em crise, é o principal consumidor do produto, que é uma das bases da economia do RN. 
“Nessa luta de buscar mercado, (participar da feira) é importantíssimo. (Os EUA) são um mercado novo, e tão grande quanto o da Europa”, completou Segundo. 

EM BUSCA DOS EUA 
Desde meados deste ano, uma comitiva de empresários locais cumpre agenda de reuniões com autoridades americanas para ampliar o acesso do melão brasileiro no mercado dos Estados Unidos. 
O potencial estimado de negócios gira em torno dos U$ 130 milhões. 
Pelas regras atuais, o melão brasileiro está isento do pagamento de tarifas caso seja exportado de dezembro a maio. Os empresários querem mudar a janela de inserção para entre setembro e março, quando a safra nacional está no auge e há pouca concorrência com a americana, que estaria na entressafra (que produz melão branco).

Fonte: Defato/Cidade News Itaú

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