quarta-feira, agosto 15, 2012

RN terá 50 mil doses para atualizar caderneta de vacina



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (14) campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças. A ação tem como objetivo a melhoria da cobertura vacinal do público infantil e será realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país. A ação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto, sendo 18, próximo sábado, o dia D de divulgação e mobilização nacional.

Na campanha de atualização serão oferecidas à população alvo – crianças menores de cinco anos – várias vacinas. A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) também passam a fazer parte do calendário básico de criança.

Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

O Ministério da Saúde liberou 50 mil doses para o Rio Grande do Norte, sendo 30 mil de Vacina Inativada Poliomielite e 20 mil de Pentavalente.

O médico infectologista do Hospital Rodolfo Fernandes, Alfredo Passalacqua, destaca que é fundamental que todas as crianças sejam imunizadas com todas as vacinas disponíveis, pois elas ficam protegidas de muitas doenças graves, como a poliomelite, que pode causar sequelas nos membros inferiores e, até mesmo, a paralisia. “É importante que os pais mantenham o cartão de vacina das crianças atualizado para garantir que algumas doenças continuem erradicadas ou praticamente erradicadas, como é o caso da pólio”, ressaltou.

Fonte: defato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!