sexta-feira, agosto 17, 2012

México tem 188 municípios em estado de emergência por tempestade "Ernesto"


  • Felix Marquez/AP
    Imagem de quinta-feira (9) mostra vendedores de coco retiram pertences da praia de Veracruz,  após serem surpreendidos pela tempestade Ernesto
    Imagem de quinta-feira (9) mostra vendedores de coco retiram pertences da praia de Veracruz, após serem surpreendidos pela tempestade Ernesto
As autoridades do México aumentaram a 188 o número de municípios em emergência pela passagem da tempestade "Ernesto", informou nesta quinta-feira (16) a Secretaria de Governo (Segob).

Deste total, 174 municípios ficam no estado de Veracruz, no leste do país. Os demais estão distribuídos por Guerrero, no sul mexicano, Chiapas, Quintana Roo e Tabasco, todos no sudeste mexicano.

Com isso, os municípios afetados terão acesso a recursos do Fundo de Desastres Naturais, "a fim de atender de maneira imediata os aspectos prioritários e urgentes" derivados da passagem do fenômeno, assinalou a Segob.

"Ernesto", que chegou a ser furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson mas perdeu força já no fim de semana passado, deixou 12 mortos em sua passagem pelo México.

Vítimas e prejuízos
O furacão Ernesto atingiu ao menos 30 mil pessoas no México, segundo um balanço oficial.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Heriberto Félix, 6,4 mil casas foram danificadas, prejudicando cerca de três mil pessoas.

O município de Omealca, no estado de Veracruz, também sofre com o transbordamento do rio Blanco. O Exército mexicano teve que intervir em algumas regiões e implantar um plano de emergência.

Segundo as autoridades mexicanas, o Ernesto já se dissipou por completo nas montanhas do centro do país.

O fenômeno atingiu as costas mexicanas em duas ocasiões, passando primeiro pelo estado de Quintana Roo e depois por Veracruz.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!