terça-feira, julho 24, 2012

Rebeldes sírios acusam regime de levar armas químicas às fronteiras


  • Agência Anadolu/EFE
    Fogo é visto ao redor de edifícios após a explosão de uma bomba em Damasco, na Síria
    Fogo é visto ao redor de edifícios após a explosão de uma bomba em Damasco, na Síria

Os rebeldes do Exército Livre Sírio (ELS) acusaram nesta terça-feira (24) o regime do presidente Bashar al-Assad de transferir as armas químicas em seu poder a aeroportos localizados nas fronteiras da Síria, que faz divisa com o Líbano, a Jordânia, o Iraque, a Turquia e a Israel.

"Sabemos perfeitamente os lugares onde estão as armas e instalações", disse a oposição em um comunicado. "Revelamos que Assad deslocou uma parte destas armas e aparatos para misturar substâncias químicas em alguns aeroportos fronteiriços."

Ainda segundo informações do ELS, o regime sírio começou há meses a transferir os armazéns de armas de destruição em massa, "no marco de sua dupla tática de criar uma crise regional e desenhar uma defesa estratégica atemorizando os países ao redor".

A nota ressalta que os rebeldes não querem apenas a derrocada de Assad, mas também a queda de todos seus símbolos e pilares, "porque o problema principal é a estrutura do regime sírio, que é inamovível".

Na última segunda-feira (24), o porta-voz das Relações Exteriores da Síria, Jihad Maqdisi, negou que o regime tenha a intenção de empregar armas químicas no interior do país, mas condicionou seu uso a uma eventual agressão de forças estrangeiras.

"Nenhum arma química será utilizada na Síria, independentemente do desenvolvimento dos eventos", apontou Maqdisi, que descartou o uso deste tipo de armamento contra os grupos opositores armados no país. "Essas armas estão vigiadas e armazenadas, e não serão empregadas a menos que a Síria se exponha a uma agressão externa", acrescentou o porta-voz.

A existência de armas químicas também foi confirmada por um funcionário de alto escalão do ministério israelense da Defesa, Amos Gilad.  Segundo ele, o governo do presidente síriocontrola "totalmente" o arsenal de armas químicas de propriedade deste país.

"O exército sírio dispõe de grandes quantidades de armas químicas. O regime sírio luta por sua sobrevivência. Mas o conjunto das armas químicas e de destruição em massa está sob seu controle total", declarou Gilad à rádio pública israelense.

"De acordo com nossas informações, o (movimento xiita libanês) Hezbollah não dispõe de armas químicas provenientes da Síria, e não ocorreram transferências de armas químicas para organizações terroristas como a Al-Qaeda", acrescentou o funcionário.

As informações provocaram preocupações na comunidade internacional. O presidente norte-americano, Barack Obama, avisou ao governo sírio que é "um erro trágico" usar armas químicas, e a ação pode levar à punição internacional.

O presidente do Conselho Nacional Sírio (CNS), Abdel Basset Sayda, principal representante da oposição, disse estar convencido da possibilidade de Assad usar armas químicas. "Um regime que massacra crianças e violenta mulheres poderia perfeitamente usar armas químicas."

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!