terça-feira, maio 01, 2012

Mais de 13 mil deixam para entregar a declaração nas últimas 8 horas


Mais de 13 mil contribuintes do Rio Grande do Norte deixaram para fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2012, ano base 2011, nas últimas oito horas do prazo estabelecido pela Receita Federal. Às 16h desta segunda-feira, 30, quase 240 mil pessoas já haviam acertado as contas com o leão no Estado, restando um pouco mais de 13 mil para atingir a estimativa de 253 mil declarações esperadas pela Receita, de acordo com o supervisor do IR da Receita Federal, Fernando Dahia.
A expectativa era que é a previsão fosse atingida até o final da noite. "Acredito que a estimativa será alcançada até a meia-noite", declarou Fernando Dahia.
Quem não conseguiu fazer a declaração vai pagar uma multa de pelo menos R$ 165,74, podendo chegar ao máximo de 20% do valor total do imposto devido. 
Na próxima semana, a Receita Federal deve disponibilizar o programa para que os contribuintes que perderam o prazo regularizem a situação, facultada ao pagamento da multa num prazo de 45 dias. 
Enquanto a situação não for regularizada, o CPF do contribuinte entra em situação de pendência por omissão de envio da declaração. Enquanto isso, o contribuinte fica impedido de obter financiamento, empréstimo bancário, fazer concurso público, tirar passaporte e até realizar operações de câmbio para fazer viagem ao exterior.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!