terça-feira, maio 01, 2012

Feriado será de festa para trabalhador


Para comemorar o Dia do Trabalho, que transcorre anualmente no dia 1º de maio, os sindicatos representantes de diversas categorias promoverão uma extensa programação durante todo o dia de hoje. Entre as opções que marcam as comemorações alusivas, estão atividades culturais e de lazer, serviços de saúde e beleza, e a celebração da Missa do Trabalhador. 
Além da tradicional programação promovida anualmente pelo Serviço Social do Comércio (SESC), entidades como o Sindicato dos Bancários, o Sindicato dos Empregados do Comércio de Mossoró e Região (SECOM) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN) e outros sindicatos, também realizarão uma série de atividades.
A programação começa às 7h30 com a caminhada dos trabalhadores, tendo como ponto de partida a sede do Sindicato dos Bancários, seguindo pelas ruas dos bairros Abolições. Ao meio-dia, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE), haverá uma atividade cultural. À noite será ministrada a Missa do Trabalhador e da Trabalhadora, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Alto da Conceição. 
A programação se encerra no dia 3, às 18h, com um debate sobre "Capitalismo e a Classe Trabalhadora", na sede do Secom.
O presidente do Secom, Carlos Antônio da Silva, afirma que na segunda-feira foi distribuída uma cartilha com a história do dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, falando da importância da data. 
No Sesc Mossoró, a programação terá início às 8h e se estende às 17h, oferecendo gratuitamente os serviços de saúde e de beleza, apresentações culturais, aulões de dança e ginástica, emissão de documentos, recreação infantil e shows.
Nesta terça-feira, 1º de maio, data em que se comemora o Dia Mundial do Trabalho, todos os estabelecimentos comerciais de Mossoró ficarão fechados. De acordo com informações do presidente do Secom, Carlos Antônio da Silva, apesar dos lojistas estarem mais conscientes e cumprindo as determinações dos acordos firmados nas Convenções Coletivas do comércio, equipes do sindicato e da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) estarão vigilantes para coibir qualquer abuso por parte dos comerciantes, inclusive nos bairros da periferia da cidade. 
Carlos Antônio explica que por se tratar do Dia do Trabalho, este feriado será diferente dos demais, quando algumas lojas do comércio e supermercados adotam horário especial de funcionamento.
"Diferente dos outros feriados, hoje todo o comércio ficará fechado, inclusive as lojas do Mossoró West Shopping (MWS), supermercados, hipermercados e mercantis. No MWS apenas a praça de alimentação e cinema vão funcionar", explica. 
O representante do sindicato dos empregados do comércio comenta que os estabelecimentos comerciais que descumprirem o acordo da convenção coletiva e estiverem abertos neste feriado, serão autuados e multados pelos fiscais da DRT.
Além do comércio, também não haverá expediente em instituições públicas e privadas, funcionando apenas serviços essenciais, como urgência e emergência de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), assim como os serviços de segurança, vigilância e limpeza pública.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!