sexta-feira, maio 25, 2012

Juízes estão impedidos de fazer julgamentos devido à falta de internet no TJ/RN


Marcelo Bento
Fórum Silveira Martins, de Mossoró
O Sistema de Internet de todos os fóruns do Rio Grande do Norte está fora do ar desde às 10h de ontem, devido a uma infiltração no prédio do Tribunal de Justiça do Estado, em Natal. Os serviços da Justiça foram suspensos na tarde de quarta-feira (23) e deveria ter retornado nesta quinta-feira (24), o que não aconteceu.

Os juízes que trabalham em Natal e Mossoró se mostraram revoltados com o descaso do setor de engenharia do TJ/RN, pois estão impossibilitados de proferir sentenças ou dá andamento aos processos. “Estamos apenas arrumando e botando capas nos processos”, diz o juiz Herval Sampaio Junior, do Fórum de Mossoró.

O Tribunal de Justiça do Estado, através de seu Twitter oficial, confirmou que realmente teria sido uma calha do prédio do TJ/RN que teria cedido com as chuvas do dia 22, ocasionando infiltrações nas paredes do setor de informática do prédio.

Com isto, teria sido necessário o Setor de Engenharia do TJ/RN pedir que a Cosern desligasse a energia, consequentemente todo o sistema de internet.

Todos os juízes estão impossibilitados de proferir sentenças. “Estou fazendo audiência fora do sistema e decidindo oralmente pelo sistema de gravação”, revela o juiz Herval Sampaio Junior, também através do Twitter interligado ao Tablet.

O juiz Henrique Baltazar Villar dos Santos, de Natal, escreveu: “Audiências ainda podemos fazer. Decisões não. Se fora do sistema, depois tudo tem que ser digitado, e não temos servidores”. E acrescentou: “Tudo desligado e processos na mesa, apenas para serem olhados”.

Baltazar foi mais contundente em relação ao setor de engenharia do TJRN: “Mais um dia sem poder trabalhar, porque informática do TJRN está inoperante. Setores técnicos do TJRN continuam sendo exemplo de incompetência. É absurdo que calha para água de chuva feche todo o Judiciário estadual”, escreve o juiz.

O desligamento do sistema de Internet da Justiça do Rio Grande do Norte atrasou centenas de processos, impediu a realização de audiências e também de julgamentos. “Inaceitável que entupimento em calha para água de chuva em um prédio leve ao fechamento de toda a justiça estadual. E o pior é ninguém ser punido”, finalizou Henrique Baltazar Villar dos Santos.

A Defato.com tentou um contato com o Tribunal de Justiça do Estado, porém, a ligação caiu na Assembleia Legislativa do Estado, que fica em frente. Os servidores da Assembleia que receberam a ligação disseram várias outras pessoas estavam ligando para o Tribunal de Justiça e caindo na Assembleia.

No sistema da Justiça Federal, que engloba também os fóruns eleitorais, está funcionando normalmente.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!