sábado, maio 05, 2012

Doutora orienta moderação e governo diz que informações são abertas


Twitaço e tags eram palavras desconhecidas até pouco tempo e que agora passam a constar do vocabulário político. O Rio Grande do Norte foi destaque duas vezes ao longo da semana. Especificamente quarta, 2, e quinta-feira, 3, no Twitter. Insatisfeitos com a greve de professores da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN) e com aspectos bem políticos, militantes partidários e alunos resolveram radicalizar na mídia on-line e fizeram um twitaço. Essa ferramenta se constitui na propagação de determinada frase com efeito em cadeia. "#ForaRosalba" foi o tema escolhido e logo chegou ao topo da discussão no Twitter, chamado de "tend tags" (tendência). A resposta foi imediata e, na quinta-feira, "#AcreditonoRNcomRosalba", ganhou as redes sociais, atingindo o topo da tendência mundial.
A discussão que se travou no Twitter evidenciou que governo e sociedade estão preocupados com o imediatismo da informação. Embora o "#AcreditonoRNcomRosalba", segundo o secretário de Comunicação do Estado, jornalista Alexandre Mulatinho, não tenha partido como ação do Governo. "Foram simpatizantes e amigos da governadora Rosalba Ciarlini que coletaram informações sobre as ações no portal do governo (www.rn.gov.br)", afirmou.
O imediatismo da informação, no caso específico e relacionado à greve da Uern, foi o motivo de o Rio Grande do Norte ser alçado aos TTs Brasil (mensagens retuidadas/repassadas no Brasil), foi o que levou à discussão política do governo Rosalba Ciarlini. Embora seja um mecanismo de fácil comunicação, a mídia on-line deve ser vista e usada com moderação.
É o que pensa a professora Suzaneide Ferreira, doutora em Ciências Sociais da Uern. "A notícia, na Internet, é imediata, mas gera precipitação e o não amadurecimento da informação e as pessoas ainda não refletiram sobre o reflexo negativo ou positivo dessa informação", comentou. Ela acrescentou que é preciso moderação em qualquer protesto virtual e os usuários da mídia on-line devem estar atentos para evitar problemas. "Temos que refletir se a informação é fora de um contexto e todos devem ter responsabilidade."
Apesar de afirmar que é preciso moderação, Suzaneide comentou que a Internet é apaixonante, quebra a distância entre leitor e informação e se constitui em sistema eficaz. Contudo, ela frisou que o filtro relacionado às notícias e comentários publicados na mídia virtual deve partir dos formadores de opinião e dos usuários desse sistema de comunicação. "Todos devem ter cautela com o que coloca na Internet e procurar o amadurecimento da notícia. A Internet, apesar disso, é um sistema sedutor e eficaz", afirmou.

REBATE
O secretário de Comunicação do Estado disse que a reação ao "#ForaRosalba" foi espontânea e que não teve ação efetiva do Governo. "As pessoas foram ao banco do portal do governo. Essas pessoas ocuparam o que é público (a Internet) e tudo o que foi usado no Twitter está no portal", disse Alexandre Mulatinho.
Ele acrescentou que a questão da Uern está sendo tratada há algum tempo e que outras áreas (saúde, educação e segurança) estão sendo enfrentadas pelo Governo do Estado. "O salto que foi proposto na educação está acontecendo e ocorrerá na saúde e segurança. Tudo com transparência e com ética. Aqui não se esconde informação", afirmou.

Fonte: Defto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!