terça-feira, março 13, 2012

Parada nacional da educação no âmbito do polo sindical do Vale do Açu só abrangerá dois municípios


VALE DO AÇU - A mobilização nacional em defesa da integral implantação do Piso Nacional Salarial do Magistério, prevista para o período de 14 a 16 de março corrente, articulada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), ao lado de outras entidades e instituições, uma das quais a Central Única dos Trabalhadores (CUT), também será vivenciada na área sindical que é polarizada pela cidade do Assú. Essa programação pautou um encontro do polo sindical, quarta-feira última, dia 7, com representantes sindicais de diversos municípios da região.
O encontro registrou a participação do secretário-geral da Federação dos Trabalhadores em Administração Municipal do Rio Grande do Norte (Fetam/RN), com sede em Mossoró, Francisco de Assis Gomes Filho.
"A gente discutiu basicamente como será a movimentação dos dias 14, 15 e 16 deste mês, que é uma parada nacional em defesa do piso", contou Francisco Gomes. Ele revelou que, no debate, constatou-se que, à exceção das cidades de Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra, todas as demais gestões já sinalizaram para a abertura de diálogo sobre o piso.
"Nas demais cidades os sindicatos estão em processo de negociação", relatou. "À luz desta conjuntura, ficou decidido que a manifestação paredista acontecerá apenas nos municípios de Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra", acrescentou o secretário-geral da Fetam.
Ele registrou que o ato servirá para que os sindicatos renovem o apelo às respectivas administrações, para que estabeleçam um canal de conversação em torno da adoção do piso para os professores municipais. Francisco Gomes diz estranhar o fato de as gestões destas cidades criarem dificuldade para tratar do tema. "É preciso que os prefeitos destas cidades sejam sensíveis a esta questão que é crucial", salientou. 
MOBILIZAÇÃO
Outro encaminhamento saído da reunião do polo sindical, quarta-feira última, tratou de uma mobilização semelhante, realizada todos os anos por iniciativa do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Assú (Sindsep), em defesa do serviço público municipal de qualidade.
Houve a definição de que tal manifesto ocorrerá dia 2 de abril próximo, uma segunda-feira, também na cidade de Alto do Rodrigues. O acontecimento envolverá representações sindicais de todo o Vale do Açu e proximidades. Além disso, também serão convidados signatários de órgãos tais como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Confederação Nacional dos Trabalhadores em Administração Municipal (Confetam); e CUT, entre outros.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!