quarta-feira, abril 10, 2024

Lula diz que programa de financiamento habitacional pra famílias de renda média será lançado na próxima semana

Presidente Lula anuncia construção de 112 mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida — Foto: EBC/Reprodução


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (10) que o governo vai lançar, na semana que vem, um programa de financiamento habitacional para famílias de renda média.


A declaração foi durante cerimônia no Palácio do Planalto, para anúncio da construção de 112 mil unidades do Minha Casa Minha Vida em áreas rurais e urbanas. O investimento previsto é de R$ 11,6 bilhões.


"Não tem casa para o cara que ganha R$ 7 mil. Vamos lançar semana que vem um programa de financiamento, um programa de crédito habitacional, para que as pessoas possam comprar uma casa um pouco melhor", disse.



"Tem cara que não quer casa de 40 metros quadrados ou 50. Tem cara que quer mais de 80, uma de 90 [metros quadrados]. Vamos fazer um projeto para atender essa gente. Também já falei para o [ministro da Casa Civil] Rui Costa, já falei pro [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad, nós precisamos agora criar um programa de reforma de casa".


Aumento da oferta de crédito

A versão atual do Minha Casa, Minha Vida é voltada a facilitar o financiamento de moradias a famílias residentes em áreas urbanas, com renda mensal bruta de até R$ 8 mil, e famílias de áreas rurais com renda bruta anual de até R$ 96 mil.


O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que o governo ainda discute internamente e com os bancos uma série de medidas para estimular o crédito habitacional.


"Vamos lembrar que R$ 8 mil [mensal de renda] está dentro do Minha Casa Minha Vida, no faixa 3. Esse está coberto. O que a gente precisa discutir é daí para frente. Temos que aumentar o crédito", disse o ministro.


O ministro não detalhou o plano citado por Lula, mas defendeu que o Banco Central reduza de 20% para 15% a alíquota dos depósitos compulsórios. Esse dinheiro que os bancos não utilizam e que fica como garantia de segurança das operações financeiras.



Jader e a vice-presidente da Habitação da Caixa, Inês Magalhães, explicaram que o governo defende destinar para o crédito imobiliário os 5% dos depósitos compulsórios que seriam liberados caso o Banco Central aceite a sugestão.


"Em qualquer situação, a Caixa, se houver a questão do compulsório, a Caixa está absolutamente pronta, mesmo que os bancos não queriam, para operar", disse Jader.


Desde o ano passado, Lula afirma que pretende fazer um programa habitacional para pessoas com renda média. Em junho de 2023, durante o extinto programa "Conversa com o Presidente", o petista citou famílias que recebem até R$ 12 mil por mês.


"Nós precisamos fazer não apenas o Minha Casa, Minha Vida para as pessoas mais pobres. Precisamos fazer o Minha Casa, Minha Vida para a classe média. O cara que ganha R$ 10 mil, R$ 12 mil, R$ 8 mil esse cara também quer ter uma casa e esse cara quer ter uma casa melhor", disse.


Minha Casa, Minha Vida

Segundo o governo, os projetos anunciados nesta quarta beneficiarão 440 mil pessoas de comunidades quilombolas, povos indígenas e famílias organizadas pelos movimentos de luta por moradia.


O governo informou que haverá prioridade para grupos considerados vulneráveis, como mulheres chefes de família e famílias de áreas de risco.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia de anúncio da escolha dos projetos, realizada no Palácio do Planalto.


Lula recriou em fevereiro do ano passado o Minha Casa Minha Vida, programa de habitação do governo, que tem a meta de contratar 2 milhões de unidades durante o mandato do petista, que se encerra em dezembro de 2026. As medidas são coordenadas pelo Ministério das Cidades.


Rural e Entidades

O anúncio desta quarta-feira contemplou as modalidades Rural e Entidades do Minha Casa Minha Vida. Foram selecionadas propostas de construção de moradias feitas por entidades que são habilitadas pelo governo federal.


O governo selecionou mais de 75 mil moradias rurais em 1.274 municípios com recursos para produção e melhorias das unidades.


Essa seleção será dedicada aos beneficiários da Faixa Rural 1 do programa (renda anual até R$ 31.680).


Na modalidades entidades, o governo selecionou propostas para 37 mil moradias em 269 municípios.


A categoria viabiliza financiamento subsidiado a famílias com renda mensal de até R$ 2.640, organizadas de forma associativa por meio de entidades privadas sem fins lucrativos.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!