terça-feira, agosto 22, 2023

Vídeo mostra ônibus escolar em situação precária no interior do RN; motorista usa cabo de vassoura para acelerar

Motorista de ônibus escolar usa cabo de vassoura para acelerar veículo no interior do RN — Foto: Reprodução

Um vídeo gravado por estudantes mostra um motorista de um ônibus escolar na cidade de Jucurutu, na região Seridó potiguar, utilizando um cabo de vassoura para acelerar o veículo.


Nas imagens, uma das estudantes que está no ônibus menciona a situação triste que se encontra o veículo utilizado para a condução dos alunos. Segundo informações da prefeitura municipal de Jucurutu, aproximadamente mil alunos utilizam o transporte escolar.


Em nota, a prefeitura informou que o município não dispõe de quantidade de ônibus suficiente para atender todo o transporte de alunos da cidade e que, por isso, é necessário a terceirização desse transporte. A nota explica ainda que a terceirizada “não cumpriu com os requisitos básicos e será notificado conforme a lei”.


Diante dos vídeos que viralizaram nas redes sociais, a reportagem da Inter TV Costa Branca questionou o prefeito Iogo Queiroz se existe uma fiscalização aos transportes contratados pelo município.


“Fiscalizamos, sim, mas são mais de 50 rotas terceirizadas. A cidade precisa de mais ônibus”, explicou.

O comunicado divulgado pela prefeitura ressalta ainda que novos veículos foram solicitados a parlamentares, ao Governo do Estado e ao Fundo Nacional de Educação.


Também em nota, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) disse que vai destinar, neste ano, mais de R$ 543 mil para Jucurutu realizar o transporte dos estudantes da rede estadual, que somam 581 estudantes.


A nota afirma também que dentro do Programa Estadual de Transporte Escolar, o município conta com cinco ônibus cedidos pelo estado, e que "está tramitando a compra de novos veículos, que devem ser entregues para o próximo ano letivo".


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!