quinta-feira, agosto 10, 2023

PT lança canal de TV aberta via satélite, que não precisa de concessão

Em imagem de 2016, mulher agita bandeira do PT em manifestação contra impeachment de Dilma Rousseff — Foto: Cristiane Mattos/Futura Press/Estadão Conteúdo

O PT iniciou nesta quinta-feira (10) a operação de um canal aberto de TV transmitido via satélite. A iniciativa não depende de concessão pública.


Batizado de “PTSAT”, o canal poderá ser sintonizado por meio de parabólicas, no número 1313.


Segundo a sigla, o espaço e a inserção do canal no satélite da transmissão foram alugados. O custo foi de cerca de R$ 35 mil.


O PT afirmou que a programação do canal está em fase de teste e deverá ser consolidada para divulgar, entre outras coisas, conteúdos de formação do partido.


O secretário de Comunicação do partido, Jilmar Tatto, atribuiu a operação a um “processo de expansão” da presença do PT em meios de comunicação.



“As redes sociais são fundamentais, mas normalmente não permitem o aprofundamento do debate político, pelo contrário, se beneficia da confusão em torno de um assunto. Em um momento em que o debate público está sendo empobrecido, a TV pode ser um instrumento que nos dá o tempo necessário para debater publicamente nossas ideias”, disse.


Em junho, a legenda encaminhou ao Ministério das Comunicações pedido de concessão para operar canal de TV aberta, que pode ser sintonizado além das parabólicas.


No ofício entregue ao ministro Juscelino Filho, Tatto e a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, argumentaram que o canal de TV aberta poderá “ampliar a prestação de contas à população e potencializar formação e incentivo à participação política da população”.


“Um canal de comunicação próprio possibilitaria o cumprimento de um dever constitucional, legal e estatutário, oportunizando uma participação política para além do simples ato de votar, adotando-se uma verdadeira pedagogia de participação político-partidária”, diz o documento.


A análise do pedido ainda não foi concluída.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!