quinta-feira, agosto 10, 2023

'Ataques serão respondidos à altura', diz governador após criminosos incendiarem carros em Fortaleza

Governador do Ceará, Elmano de Freitas, determinou reforço no policiamento do Grande Pirambu — Foto: SVM

Após ataques registrados no Grande Pirambu, região da periferia de Fortaleza, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que os atos criminosos "não serão tolerados e serão respondidos à altura". Ao menos três veículos foram incendiados na manhã desta quinta-feira (10) na região e um quarto foi atingido por balas.


Conforme Elmano, 170 policiais, entre militares e civis, foram destacados para atuar na região. O governador destacou que já houve a apreensão de suspeitos pelos ataques, bem como armas e munições.


Os ataques se concentraram nas avenidas Dr. Theberge, Presidente Castelo Branco e Leste-Oeste, que ficam em área com forte atuação de facções criminosas em conflito. A polícia fez bloqueios na região, e duas escolas suspenderam as aulas.



"Conversei com o secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, e determinei reforço imediato e uma operação rigorosa na área, para que seja efetuada a prisão dos responsáveis pelos atos. Cerca de 170 policiais, entre militares e civis, atuam na região. Prisões foram efetuadas e já temos outras pessoas identificadas pela inteligência das nossas forças de segurança, além da apreensão de armas e munições. Quaisquer ataques criminosos não serão tolerados e serão respondidos à altura", publicou Elmano de Freitas.


O ataque na Avenida Dr. Theberge foi flagrado por uma câmera de segurança. O vídeo mostra dois homens em uma moto abordando o veículo que estava parado no semáforo. Os ocupantes do veículo saíram correndo e um dos homens incendiou o carro.



Também houve um carro atacado na Rua Engenheiro João Nogueira, no Bairro Álvaro Weyne, que também faz parte da região do grande Pirambu. Segundo testemunhas, criminosos dispararam contra o carro e tentaram incendiar o veículo.


O prefeito de Fortaleza, José Sarto, determinou que o secretário municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel Eduardo Holanda, acompanhe as ocorrências. "Desde cedo, reforçamos equipes da Guarda Municipal em equipamentos públicos na região, incluindo escolas, postos de saúde, UPAs e prédios administrativos", disse Sarto nas redes sociais.


"Estamos adotando todo o protocolo para resguardar a segurança dos usuários de nossos serviços e também dos nossos trabalhadores e trabalhadoras. Disponibilizamos ainda o nosso efetivo para a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social em caso de necessidade", complementou o prefeito.


Crimes na noite anterior


Os incêndios criminosos ocorrem um dia após o assassinato de um homem e da prisão de dois suspeitos do homicídio.


Conforme a Secretaria da Segurança Pública, os dois presos por envolvimento no homicídio são:


Jamerson Bruno Alves, 20 anos, com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, furto de veículo, receptação e histórico de atos infracionais análogos aos crimes de porte ilegal de arma de fogo, furto, roubo e crime contra a administração pública;

e Wesley de Brito Ferreira, 25 anos, com antecedentes criminais por tráfico de drogas.

Com eles, foi apreendido um revólver 38 e munição. O homem assassinado, uma pessoa do sexo masculino, ainda não identificada formalmente, foi socorrida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos.


Prisões e reforço na segurança


Carros são incendiados um dia após conflito entre facções em Fortaleza — Foto: Reprodução


A Secretaria da Segurança Pública informou que dois adolescentes suspeitos de envolvimento em um incêndio a um veículo no Bairro Carlito Pamplona foram apreendidos. Eles foram capturados durante buscas no Bairro Pirambu. Ainda segundo a pasta, a segurança na região foi reforçada.


"As investigações acerca das ações criminosas estão a cargo da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). A Coordenadoria de Inteligência auxilia os trabalhos policiais e direciona as ações de policiais civis e militares nas regiões", disse a Secretaria da Segurança.


Escolas com aulas suspensas


Criminosos atiraram e tentaram incendiar veículo na Rua Engenheiro João Nogueira, no Bairro Álvaro Weyne, na manhã desta quinta-feira (10). — Foto: Arquivo pessoal


Em meio à onda de violência, a Secretaria Municipal da Educação informou que duas escolas suspenderam as aulas "devido ao contexto de segurança pública na região".



As unidades estão recebendo reforço da Guarda Municipal de Fortaleza, que realiza trabalho diário nas unidades de ensino da Capital. Também está sendo oferecido à comunidade escolar o suporte do Serviço de Psicologia Escolar.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!