quarta-feira, julho 12, 2023

Florianópolis decide abolir fogos de artifício no réveillon


A prefeitura de Florianópolis divulgou que o próximo Réveillon na capital catarinense não terá fogos de artifício. A decisão considera problemas causados pelo barulho a pessoas autistas com hipersensibilidade auditiva, além de animais.


Em nota, na terça-feira (11), o município informou que busca alternativas com fornecedores nacionais e internacionais para substituir o show de fogos na virada de 2023 para 2024.


O prefeito Topázio Neto classifica a decisão como madura, embora difícil. "Não é uma questão de quem gosta de fogos e quem não gosta. É sobre quem sofre com isso”, afirmou.


"Não vejo um réveillon saudável provocando crises em pessoas e animais. Acho que podemos buscar outras alternativas. Já tentamos fogos com menos barulhos no passado, mas não funciona muito bem", disse Topázio.


Réveillon em Florianópolis não terá queima de fogos de artifício, diz prefeitura — Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação


Sem os fogos de artifício, o município estima uma economia de quase R$ 3 milhões no próximo Réveillon. Apresentações musicais, com atrações nacionais, seguem mantidas.


Apesar de não ser o caso de Florianópolis, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em maio que os municípios brasileiros podem aprovar leis proibindo a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam ruídos.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!