segunda-feira, janeiro 16, 2023

Novo prefeito interino de Ipanguaçu, no RN, contrata chaveiro ao não conseguir abrir portas da sede da prefeitura

Um chaveiro foi chamado nesta segunda-feira (16) para abrir as portas da sede da prefeitura de Ipanguaçu, cidade na região do Vale do Açu, no interior do Rio Grande do Norte.


Chaveiro foi chamado em Ipanguaçu para abrir portas da prefeitura — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


O profissional foi acionado após o atual presidente da Câmara Municipal, Doel Soares (PL), não ter conseguido entrar no prédio. Uma decisão judicial expedida por um desembargador do Tribunal de Justiça do RN o reconheceu na semana passada como prefeito interino da cidade.


Na semana anterior, uma decisão judicial havia reconhecido Jefferson Charles de Araújo Santos (PL) como prefeito interino. Com a nova publicação do desembargador, essa decisão foi anulada.


O município vive uma disputa desde o início desde ano entre dois vereadores que se consideram prefeitos interinos desde o início do ano. As eleições suplementares estão marcadas para março (veja mais abaixo detalhes).


A questão começou no ano passado. O prefeito eleito em 2020, Valdereto (PL), teve o mandato cassado junto com a vice, Mara Carmelita (PSB) em novembro do ano passado. Eles são acusados pela Justiça Eleitoral de captação ilícita de sulfrágio e abuso de poder político e econômico durante o pleito de 2020. .


Com isso, no dia 17 de novembro do ano passado, o então presidente da Câmara de Vereadores de Ipanguaçu, Jefferson Santos (PL), conhecido como Gordo Filho, assumiu o cargo interinamente.



Neste ano, no entanto, foi eleito um novo presidente da Casa pelos parlamentares, Doel Soares (PL), anulando a eleição do presidente anterior.


Desde então, o impasse se aprofundou. Os dois se consideravam no direito de exercer a função de prefeito interino. Jefferson acusou o rival Doel de uma tentativa de golpe. Doel, por sua vez, argumentou que Jefferson não possuía mais direito ao cargo.


A população, enquanto isso, se sente afetada pela indefinição. "Ipanguaçu é uma cidade que dorme com um prefeito e acorda com outro. Esse quadro é muito ruim para nossa cidade. Nós precisamos que os órgãos competetentes ajam com urgência para sanar" disse o morador Tony Manaia.


O que dizem os interinos

"Sexta-feira recebi uma decisão do TJ me reconhecendo como prefeito e desde já assumi o prédio da prefeitura. Estamos tentando receber de algumas pastas legalmente. Quero pedir o apoio da população de Ipanguaçu para esses 50 dias de governo, não deixar que a cidade sofra com nenhum abalo com essa celeuma que rola na cidade", disse Doel Soares.


Em nota, o ex-prefeito interino da cidade, Jefferson Santos, disse que recebeu com indignação a informação de que um grupo de pessoas ligadas ao sistema de oposição entrou na prefeitura e danificou portas e trocou fechaduras.


Ele disse ainda que não recebeu nenhuma decisão judicial até esta segundo, não havendo motivo, segundo ele, que justificasse os atos. Jefferson disse ainda que tudo será resolvido e que se coloca à disposição da Justiça para restabelecer a paz e a continuidade do trabalho.


Novas eleições

Em nota, a 54ª zona eleitoral informou que na Justiça Eleitoral não tramita no momento "nenhuma ação sobre o assunto" e disse que o caso é de competência da justiça comum estadual.


Para definir um novo prefeito, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou uma eleição suplementar para o dia 5 de março.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!