segunda-feira, novembro 14, 2022

Nos EUA, Moraes diz que democracia brasileira foi atacada e sobreviveu porque tem instituições fortes

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou nesta segunda-feira (14) que a democracia brasileira foi atacada, mas sobreviveu, porque tem instituições fortes.


O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes — Foto: Adriano Machado/Reuters


O ministro participou em Nova York de um evento organizado por um grupo de líderes empresariais. Ele discursou no painel "Brasil e o respeito à liberdade à democracia".


“A democracia foi atacada, a democracia foi desrespeitada, a democracia foi aviltada, mas a democracia sobreviveu, a democracia resistiu, porque o país tem instituições fortes, o país tem um poder judiciário autônomo, o país tem juízes de primeira instância até o STF, juízes que respeitam a Constituição”, disse Moraes.


O ministro não citou casos específicos de ataques à democracia nem listou nomes. Nos últimos anos, as instituições democráticas do país tiveram de lidar com manifestações inconstitucionais, que defendiam reivindicações ilegais, como o fechamento do Congresso e do STF. O sistema eleitoral também foi alvo de ataques sem fundamentação.


Moraes mencionou a atuação de “milícias digitais”, que tentam, por meio da proliferação de notícias fraudulentas, “corroer a democracia” e a “liberdade”.


O presidente do TSE destacou que “supostos jornalistas” e “influencers” se misturam aos profissionais da área e acabam prejudicando a imprensa tradicional.


“Essas milícias digitais, essa desinformação atacam uns segundo ponto, que é o sistema eleitoral, que é a base da democracia”.


Em frente ao local do evento, um grupo de cerca de 40 pessoas se reuniu para proferir ataques ao STF e repetir reivindicações antidemocráticas e inconstitucionais.


Grupo de bolsonaristas protesta do lado de fora de evento que tem ministros do STF entre participantes em Nova York nesta segunda-feira (14) — Foto: Felippe Coaglio/ TV Globo


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!