sábado, outubro 01, 2022

Sesap prorroga por 10 dias vacinação contra a poliomielite

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai prorrogar por mais dez dias a campanha de vacinação contra a poliomielite no Rio Grande do Norte. A campanha se encerraria nesta sexta-feira (30). No estado, do total de 185.751 crianças que formam o público alvo da campanha, 49% foram vacinadas. Em números absolutos, são 91.672 crianças. Os dados são do RN+Vacina e foram atualizados no fim da manhã desta sexta-feira. 





Entre os 167 municípios potiguares, apenas 27 atingiram a meta de 95% da população infantil vacinada. Em Natal, apenas 26% do público-alvo foi imunizado, o que corresponde a 10.843 crianças. A meta esperada é de 39.036 e, até ao fim da manhã de hoje, 524 vacinas foram registradas. Na divisão por faixa-etária, o maior número de aplicações de doses está presente entre as crianças de 3 anos, enquanto os menores número de doses  foram registrados entre o público de 4 anos. 


De acordo com a coordenadora de vigilância em Saúde, Kelly Lima, a extensão da campanha é essencial para ampliação da cobertura de proteção contra a pólio. "Decidimos, em colegiado, ampliar essa campanha em nosso estado com a ideia de intensificar a vacinação e chegar ao final desses próximos dez dias com a cobertura de 95%", afirmou a coordenadora. A Sesap e os municípios já haviam pactuado anteriormente uma série de medidas, como horários flexíveis em postos de saúde e reforço da busca ativa, para incrementar os números.


Cenário Nacional 

Conforme aponta o último balanço disponibilizado pelo ministério, até o momento 54,21% do público-alvo foi imunizado. O índice representa 6,2 mil doses contra a pólio distribuídas durante a campanha na faixa etária estabelecida. Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!