terça-feira, agosto 16, 2022

França detém 26 supostos incendiários; piromaníaco de 22 anos é condenado a 8 meses de prisão

A França é palco de incêndios florestais - alguns gigantescos - em diversas regiões do país. A maioria deles tem origem acidental, mas alguns focos são iniciados por piromaníacos. Desde junho, 26 pessoas foram detidas para interrogatório, indicou nesta terça-feira (16) o Ministério do Interior francês.


Silhueta de homem aparece diante a incêndios na França — Foto: Thibaud MORITZ / AFP


Segundo informações repassadas pelo governo francês à rádio FranceInfo, 22 investigações estão em curso neste momento. Quatro indivíduos foram condenados, entre eles, um jovem de 22 anos, que recebeu seu veredito nesta terça-feira (16). 


No domingo (14), um homem de 40 anos foi detido ao tentar iniciar dois incêndios em um bosque em Anglet, no sudoeste. O Ministério Público indicou que ele foi internado em um hospital psiquiátrico na segunda-feira (15). 


Casos de bombeiros piromaníacos também chocam a França. No final de julho, um bombeiro voluntário de 44 anos reconheceu ter iniciado ao menos oito focos de incêndios na região da Ardèche, sudeste da França. Ele é apontado como o responsável pela destruição de cerca de 1.200 hectares de vegetação na região e pode ser condenado a até 15 anos de prisão.


No mesmo período, um outro bombeiro voluntário da região de Hérault, no sul da França, confessou à polícia ter iniciado vários incêndios desde 2019 em torno de sua cidade natal, Saint-Jean-de-la-Blaquière. O homem de 37 anos é casado, pai de duas crianças e ocupa um cargo de tesoureiro encarregado de eventos na prefeitura local. Ele afirma ter iniciado as chamas devido a "uma vida em família estressante", por necessidade de "reconhecimento social" e "adrenalina". 


"Eu estava bêbado"

Um rapaz de 22 anos foi condenado a oito meses de prisão com sursis nesta terça-feira. Ele admitiu ter provocado um incêndio no dia 12 de agosto em Ardennes, no nordeste da França, alegando que havia consumido álcool e não tinha consciência dos riscos.



"Não tive objetivo nenhum. Eu estava bêbado. Não tinha a intenção que as chamas se espalhassem", declarou durante sua audiência. 


Segundo os investigadores, o incêndio foi iniciado com fluido para isqueiro na beira de uma estrada, a cerca de 300 metros de residências do município de Châtelet-sur-Retourne, no nordeste do país. O jovem foi detido, inconsciente, no local, depois que a polícia foi alertada por um grupo de adolescentes que tentaram limitar por conta própria a propagação do fogo. Foram necessários três caminhões-tanque e a mobilização de oito bombeiros para extinguir a chama. 


Foto de cervo que morreu afogado ao fugir de incêndio na França viraliza — Foto: Sébastien Dupuy / Facebook


Episódios envolvendo incendiários se tornam cada vez mais comuns na França. Desde junho, o país enfrenta uma onda de incêndios, impulsionados pelas altas temperaturas e uma seca histórica.



Segundo os últimos dados do Sistema Europeu de Informação Sobre Incêndios Florestais, 2022 é pior o ano em quase duas décadas na França. Mais de 62 mil hectares de vegetação foram destruídos pelo fogo desde janeiro. 


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!