terça-feira, agosto 16, 2022

Resultado de pesquisa do Ipec frustra equipe de Bolsonaro, que se apega à queda na rejeição

A equipe do presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou frustrada com o resultado da pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (15). O levantamento mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% e o atual presidente com 32% das intenções de voto.


Montagem de fotos de Lula e Bolsonaro — Foto: Ueslei Marcelino e Adriano Machado/Reuters


A expectativa dos assessores presidenciais era de uma diferença menor do que os doze pontos percentuais verificados. Internamente, os levantamentos do comitê da reeleição apontam quase um empate técnico entre os dois candidatos.


Apesar de questionar o resultado do Ipec, a equipe de Bolsonaro avaliou que a pesquisa divulgada trouxe dados positivos para o presidente, pois mostra um crescimento de três a quatro pontos percentuais na comparação com outros levantamentos.



Embora não seja tecnicamente possível comparar as pesquisas, a equipe de Bolsonaro entende que o comparativo pode ser analisado sob a perspectiva de tendência de crescimento no eleitorado.


Outro ponto visto com bons olhos pela campanha bolsonarista é o de que a rejeição ficou abaixo de 50% e o presidente abriu uma liderança folgada no eleitorado evangélico.


Dentro da campanha da reeleição do presidente, a aposta é que Bolsonaro vai continuar crescendo nos próximos levantamentos e estará empatado tecnicamente com Lula até o fim de agosto ou início de setembro.


Para assessores, o resultado virá da melhora no cenário econômico, do início do pagamento dos novos valores dos benefícios sociais, das reduções nos preços dos combustíveis e da estratégia de focar no voto dos evangélicos.


Agora, a missão da campanha, segundo o comitê da reeleição, é aumentar a rejeição de Lula, com o objetivo de fazer o petista cair nas pesquisas.


O levantamento do Ipec mostrou o ex-presidente estabilizado, o que foi uma boa notícia para o petista e ruim para Bolsonaro. Além da operação nas redes sociais para desgastar a imagem do ex-presidente, a equipe de marketing vai utilizar o programa eleitoral gratuito para relembrar o esquema de corrupção na Petrobras durante os governos petistas, e a prisão de Lula.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

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