quinta-feira, março 03, 2022

FAB vai enviar avião na segunda para buscar na Polônia brasileiros saídos da Ucrânia, diz Defesa

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar um avião militar na segunda-feira (7) para buscar, na Polônia, brasileiros que estão deixando a Ucrânia. A informação foi divulgada em nota pelo Ministério da Defesa.


A Defesa informou ainda que o avião vai levar 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária para a Ucrânia, país invadido pela Rússia há uma semana.


Avião da Força Aérea, modelo KC 390 Millenium, vai buscar brasileiros na Ucrânia — Foto: FAB


"Por determinação da Presidência da República e sob coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira tem previsão de decolar na segunda-feira (7) à tarde, de Brasília (DF), para o resgate de brasileiros que estão sendo evacuados da Ucrânia. Do Brasil, a aeronave transportará 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária", informou o governo em nota.


O destino final do avião será Varsóvia, capital polonesa. Após sair de Brasília, vai fazer paradas técnicas no Recife, em Cabo Verde e em Lisboa. A previsão de chegada ao Brasil é na quinta-feira (10).


O Ministério das Relações Exteriores vai organizar o embarque dos brasileiros em Varsóvia.


Nesta quinta (3), o Itamaraty informou que já foi procurado por 110 brasileiros na Ucrânia que pretendem voltar para o Brasil. Desses, porém, 40 não souberam dizer em qual cidade ucraniana estão exatamente.


O presidente Jair Bolsonaro determinou na semana passada que duas aeronaves da FAB deveriam ficar de “prontidão” para realizar o resgate dos brasileiros. Até o momento, o governo informou a previsão de voo de um dos cargueiros.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!