quarta-feira, novembro 03, 2021

EUA têm condições de defender Taiwan se isso for necessário, diz chefe do Estado-Maior americano

Os Estados Unidos têm capacidade de defender Taiwan de um ataque da China, se tiverem a necessidade de fazer isso, declarou o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley, nesta quarta-feira (3).


O general Mark Milley durante entrevista coletiva em agosto de 2021 — Foto: Olivier Douliery / AFP


Ao ser questionado, durante o Fórum Aspen de Segurança, sobre se o Pentágono poderia defender a ilha, respondeu: "Temos absolutamente a capacidade. Não há dúvidas a respeito".


O general Milley considerou pouco provável que a China tome qualquer ação militar contra Taiwan nos próximos 24 meses. No entanto, afirmou ele, "os chineses estão claramente construindo a capacidade para dar essas opções aos seus líderes no futuro".


Ele também afirmou que os EUA mantêm sua política de "ambiguidade estratégica" sobre a proteção de Taiwan.


Em uma situação hipotética em que a China decida tomar o controle da ilha, seria o presidente dos EUA que decidiria se os americanos iriam intervir ou não, afirmou o Milley.


"Temos absolutamente a capacidade de fazer todo tipo de coisa ao redor do mundo, incluindo essa, se for necessário", insistiu Milley.


Também acrescentou que os Estados Unidos consideram que as diferenças entre China e Taiwan devem ser resolvidas pacificamente baseando-se na vontade dos cidadãos dos dois lados.


Expansão do exército da China

Nos últimos anos, com a expansão do exército chinês, à antiga polaridade militar da qual participavam EUA e Rússia, as superpotências nucleares, somou-se a rivalidade com a China.


Em agosto, os chineses fizeram um teste com um míssil hipersônico com capacidade militar que deu a volta ao mundo a uma altitude relativamente baixa e a uma velocidade mais de cinco vezes maior que a do som.


Milley afirmou que esse teste foi quase tão emblemático quanto o impressionante lançamento do Sputnik pela Rússia em 1957, o primeiro satélite lançado ao espaço.


O teste hipersônico foi "muito significativo", insistiu ele, ao destacar os avanços chineses na tecnologia militar. "Somos testemunhas de um dos maiores movimentos no poder geoestratégico mundial já vistos", disse.


A consequência, segundo Milley, é que o mundo está entrando em um período "potencialmente muito mais instável a nível estratégico" do que nas décadas após a Segunda Guerra Mundial.


Fonte: France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!