quarta-feira, novembro 03, 2021

Segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa é iniciada no RN

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) iniciou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai durar até o fim de novembro. A imunização nesta fase é obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, correspondendo a 30% do rebanho atual do estado, mas todos os animais devem ser declarados.


Segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa é iniciada no RN — Foto: Divulgação


O produtor cadastrado junto ao Idiarn deve adquirir a vacina em uma das lojas autorizadas, vacinar os animais e declarar o rebanho em um dos escritórios do órgão, da Emater ou das secretarias municipais de Agricultura. "A segunda fase da campanha acontece durante a 59ª Festa do Boi e os criadores que desejam expor e/ou comercializar seus animais no evento precisam obrigatoriamente estar com os rebanhos vacinados", destacou o diretor geral do órgão, Mário Manso.


Os criadores participantes da Festa do Boi precisam apresentar a documentação exigida pelo Idiarn, como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e o cartão de vacina dos animais.


Sobre a febre aftosa

O Rio Grande do Norte possui o status livre da febre aftosa com vacinação. Segundo o Idiarn, a meta é que até 2023 o estado retire a obrigatoriedade da imunização e adquira o status de livre da doença sem a vacina.



A febre aftosa é uma doença causada por um vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!