domingo, março 14, 2021

Vendas no comércio caem pela primeira vez no mês de janeiro desde 2016 no RN, diz IBGE

As vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte caíram 1,1% em janeiro na comparação com o mês de dezembro de 2020. Essa é a primeira redução no mês de janeiro desde 2016.


Comércio no Alecrim, em Natal — Foto: Pedro Vitorino/Cedida


Os dados estão na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) que foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (12).


Setor de Varejo teve queda no RN — Foto: IBGE


A redução do volume de vendas do varejo na capital potiguar foi superior à média brasileira, que foi de -0,2%. Das 27 unidades da federação, apenas quatro tiveram resultados positivos, com Minas Gerais (8,3%) tendo o maior crescimento, enquanto que o Amazonas (- 29,7%) registrou a maior queda.


No varejo ampliado - onde é incluído também material de construção, veículos, motocicletas e peças - a redução foi ainda maior em janeiro: 1,6%. Apesar disso, foi abaixo da retração brasileira, que foi de 2,6%. Na variação acumulada de 12 meses, a queda é de 4,4%, a quinta maior do Brasil nesta comparação.


Setor de serviços cresce 1,6%

O volume de serviços no RN aumentou 1,6% em janeiro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Esse foi o maior crescimento entre os estados do Nordeste, empatado com Pernambuco (1,6%) e Paraíba (1,6%). Os serviços cresceram em 12 unidades da federação.


Apesar do desempenho na comparação com o mês anterior, o acumulado de 12 meses registra queda de 16,8% no Rio Grande do Norte, uma das maiores retrações do Brasil ao lado de Alagoas (16,9%). A média nacional foi de redução de 8,3%. Apenas Amazonas (0,9%) e Rondônia (0,1%) apresentam resultados positivos na variação acumulada de 12 meses.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!