domingo, março 14, 2021

Colômbia confirma 1ª morte por variante brasileira de Covid-19

A Colômbia confirmou na sexta-feira (12) a primeira morte no país pela variante P1, variante do coronavírus mais transmissível detectada pela primeira vez no Brasil.


Segundo a agência de notícias Reuters, o governo colombiano informou que a vítima era idosa, não tinha viajado recentemente e faleceu por causa da Covid19 em janeiro.


Mulher é submetida a coleta de material para teste de Covid-19 em Bogotá, na Colômbia, na quarta-feira (27) — Foto: AP Photo/Fernando Vergara


"Um novo caso da variante P1 foi detectado em um idoso em Bogotá com múltiplas comorbidades e que não tinha viajado. Ele foi hospitalizado e morreu em 28 de janeiro", disse o Instituto Nacional de Saúde em um comunicado, de acordo com a Reuters.


O primeiro caso da variante no país foi detectado no final de janeiro, em uma cidade na fronteira com o Amazonas, local onde a variante brasileira foi encontrada no final de 2020.


A Colômbia, que tem quase 61 mil mortes pela Covid-19, interrompeu voos da cidade para impedir a propagação da variante P1, mas disse esta semana que reiniciaria o transporte humanitário sob regras rígidas. O país também proibiu voos de e para o Brasil.


A nova variante é apontada como uma das causas do colapso do sistema de saúde de Manaus no início deste ano, quando a capital do Amazonas sofreu uma falta de oxigênio nos hospitais devido à explosão de casos novos, com pacientes morrendo sufocados nos leitos.


Desde fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado que a situação grave da pandemia no Brasil coloca em risco não somente os países vizinhos como a Colômbia, mas toda a América Latina.


Em todo o Brasil, já são mais de 275 mil mortes pela Covid-19, quantidade absoluta de mortes atrás apenas dos Estados Unidos.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!