quarta-feira, janeiro 20, 2021

Governo de Roraima triplica doses da vacina contra Covid para Saúde e reduz para indígenas

O governo de Roraima triplicou o número de doses da vacina contra Covid-19 para profissionais da Saúde e reduziu a quantidade para indígenas que vivem no estado. O dado consta em uma tabela com divisão por municípios divulgada nesta quarta-feira (20) pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde.


Vacina Coronavac para imunizar contra o coronavírus — Foto: Felipe Medeiros/Rede Amazônica


No primeiro lote de 87.720 doses, a divisão feita pelo Ministério previa 77.360 destinadas aos indígenas. Já as outras 10.360 distribuídas entre trabalhadores da Saúde e 100 idosos abrigados pelo estado.


A quantidade contempla duas doses para cada pessoa. Desta forma, se o plano fosse seguido, seriam vacinados 38.680 indígenas que vivem em aldeias. Enquanto restariam 4.980 para profissionais da saúde (excluindo as 200 doses para idosos) somente nesta primeira etapa.


Com a alteração feita pelo governo, serão imunizados 15.730 profissionais da área da saúde de todo o estado - três vezes mais. O plano estadual prevê imunização de médicos, enfermeiros, porteiros, seguranças, motoristas e todos os outros que trabalham direto ou indiretamente em hospitais e postos.


Doses para profissionais

LocalQuantidade
Amajarí355
Alto Alegre294
Boa Vista10.694
Bonfim207
Cantá217
Caracaraí326
Caroebe184
Iracema208
Mucajaí310
Normandia174
Pacaraima270
São João da Baliza164
São Luiz104
Uiramutã156
Rorainópolis597
DSEI Yanomami170
DSEI Leste1.300
Total15.730


Já os indígenas perdem 21.500 doses do primeiro lote, o que daria 10.750 imunizados nos próximos dias.


O governo informou que vai usar as doses dos indígenas porque os Distritos Sanitários Especiais Leste e Yanomami vão demorar cerca de três meses para imunizar os grupos e, com isso, não teriam onde armazenar as vacinas por tanto tempo.


"Enquanto isso, algumas das vacinas foram remanejadas para serem utilizadas nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao Covid. O remanejamento foi acordado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB)", disse o governo, em nota.


Na previsão do Ministério 77 mil indígenas seriam vacinados. No entanto, após a readequação, o governo estadual tem expectativa de que imunizar 35.871. Mas, até esta quarta-feira (20) distribuiu 6.230 doses para os dois distritos responsáveis pela saúde indígena no estado.


Doses enviadas para indígenas

Unidadequantidade
DSEI Yanomami2.530
DSEI Leste3.700
Total6.230


Embora tenha ocorrido a transferência de doses dos indígenas para os profissionais da Saúde, o governo garante que vai "repassar o quantitativo determinado para os indígenas de forma semanal até completar a imunização de toda a população indígena."


O coordenador do Distrito Yanomami, Rômulo Pinheiro, confirmou que houve esse pacto com o estado.


"Minha logistica de vacinação é complexa, não consigo vacinar os Yanomami em menos de três meses, então ficou pactuado que, para que não ficasse vacinas paradas, o estado iria usar. Mas, em hipótese alguma, que isso fique bem claro, a comunidade vai ficar sem vacina. Não vai faltar vacina", disse.


O chefe do Setor de epidemiologia do Dsei-Leste, Kenysson Oliveira Rodrigues, informou que eles não pactuaram com o estado sobre repasse de doses da Coronavc destinadas aos indígenas.


Procurada pelo G1 a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão do Ministério da Saúde, afirmou que "não houve mudança de destinação das doses".


"Todos os indígenas acima de 18 anos e todos os profissionais de saúde indígena serão atendidos com as doses enviadas, conforme previsto na 1ª fase de vacinação", diz trecho da nota.


Envios abaixo do esperado


Como a Coronavac precisa da aplicação de duas doses, o estado deveria usar 43.680 nos envios para os 15 municípios e os Distritos Leste e Yanomami. No entanto, distribuiu apenas 21.960 até esta quarta.


Conforme o governo, as outras 21.720 doses - do total de 87 mil - estão em armazenamento porque os distritos "informaram que não possuem capacidade de armazenar as vacinas" durante um trimestre.


A previsão da Secretaria de Saúde (Sesau) é repassar as vacinas semanalmente para os indígenas. Não foi divulgado calendário de distribuição para as comunidades.


*Colaborou o repórter Felipe Medeiros, da Rede Amazônica


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!