quarta-feira, janeiro 20, 2021

Transporte aéreo doméstico de passageiros teve queda de 52,5% em 2020, diz Anac



O número de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil em 2020 foi 52,5% menor que o registrado em 2019, informou nesta quarta-feira (20) a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


No ano passado as empresas aéreas brasileiras transportaram um total de 45,1 milhões de passageiros em voos dentro do país. De acordo com a Anac, esse foi o pior resultado do setor em mais de uma década. Em todo o ano de 2019, foram 95,1 milhões de passageiros transportados.


O mercado aéreo foi fortemente afetado pela pandemia do novo coronavírus. Restrições e medidas de isolamento reduziram as viagens dentro e fora do país.


Entretanto, os números da Anac mostram uma recuperação no setor a partir do segundo semestre de 2020. Em dezembro, o mercado aéreo registrou seu melhor resultado desde o início da pandemia (leia mais abaixo).


A retração no mercado aéreo doméstico começou a ser vista a partir de março, quando medidas de isolamento social mais restritivas passaram a ser adotadas no país. Em abril, o setor registrou o seu pior resultado mensal no ano passado, quando a queda na demanda por voos foi de 93,1% em relação ao mesmo mês de 2019.


Diante do cancelamento em massa de voos, o governo editou uma medida provisória que prevê o reembolso integral do valor gasto em passagens aéreas durante a pandemia.



O governo também deu início a uma negociação para socorro financeiro bilionário às empresas aéreas brasileiras. O auxílio, que viria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entretanto, nunca saiu do papel.


O transporte internacional de passageiros registrou uma queda ainda maior no ano passado. De acordo com a Anac, as empresas aéreas brasileiras transportaram 6,75 milhões de passageiros para fora do país, número 72% menor que o verificado em 2019.


Recuperação

Os números divulgados nesta quarta pela Anac também revelam uma recuperação do mercado aéreo a partir do segundo semestre, apesar de ainda estarem abaixo do verificado antes da pandemia.


De acordo com a agência, a demanda por voos em dezembro foi 29,5% menor que a registrada no mesmo mês de 2019 e, a oferta de assentos, 27,6% menor.


Apesar de negativos, os resultados de dezembro são os melhores do setor aéreo desde o início dos efeitos da pandemia.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!