quinta-feira, dezembro 17, 2020

Justiça Eleitoral suspende diplomação de 4 vereadores eleitos em Mauá por suspeita de uso de candidatas laranjas

A Justiça Eleitoral de São Paulo suspendeu a diplomação de três vereadores eleitos pelo PSB e um eleito pelo PSD, eleitos neste ano em Mauá, na Grande São Paulo, sob suspeita de fraude no cumprimento da quota feminina de candidatas, com o suposto uso de "laranjas".


Fazendo upload: 889280 de 889280 bytes.
Fachada da Câmara Municipal de Mauá — Foto: Abraão Cruz/ TV Globo


Foram suspensas as diplomações de Márcio Araújo (PSD), Vaguinho do Zaira (PSB), Samuel Enfermeiro (PSB) e Ricardinho da Enfermagem (PSB). Sem receberem os diplomas, eles não podem tomar posse no cargo. Cabe recurso.


O G1 pediu a posição dos partidos sobre a decisão e aguarda retorno.

Na ação de investigação de fraude eleitoral, advogados do PSL incluíram documentos e imagens que provam que uma das candidatas do PSB fez campanha para outros candidatos do próprio partido.


Ela não teve nenhum voto, apesar da Justiça Eleitoral confirmar que ela compareceu à sessão eleitoral para votar nos dois turnos em novembro de 2020. Também não gastou um centavo na campanha, conforme prestação de contas apresentada.


"[...] a candidata não teve sequer o próprio voto. Ora, é impensável que algum candidato que percorre as fases do certame, sem pedir renúncia ou cancelamento da candidatura (quando isso lhe é permitido), chegue para o dia da votação sem ter o próprio voto ou mesmo de pessoas próximas como familiares. Isso é absolutamente incomum, mormente quando, ao que parece, tal candidata Fátima votou nos dois turnos de eleição", disse o juiz Marcos Alexandre Ambrogi, titular da 217ª Zona Eleitoral de Mauá.



"Há fortes indícios de fraudes, por isso o juiz concedeu a tutela provisória para suspender a diplomação", disse o advogado Renato Ribeiro de Almeida, um dos autores da ação.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!